EnglishPortugueseSpanish

5G salva vidas: Honda e Verizon se unem em projeto para evitar acidentes usando tecnologia celular de alta velocidade

Redação 8 de abril de 2021

A Honda Motors e a Verizon, companhia norte-americana de telecomunicações, se juntaram em um experimento para evitar acidentes e salvar vidas nas ruas e estradas. Usando 5G, as duas empresas pretendem melhorar a comunicação entre os veículos para enviar alertas aos motoristas.

A montadora e a telecom também trabalham com a Universidade do Michigan, usando a Mcity, um espaço da universidade que testa carros conectados à internet e veículos autônomos.

publicidade

A Mcity explora o uso do 5G no ambiente, se comunicando à rede dos computadores de bordo dos carros. A faixa permite uma rápida comunicação entre a infraestrutura das vias, veículos e pedestres.

Um dos exemplos do vídeo divulgado pelo projeto mostra um pedestre passando em um local onde o motorista não enxerga, por causa de uma construção. As câmeras presentes no local enviam o sinal da presença da pessoa para o veículo e a notificação aparece no painel do carro, em uma comunicação de poucos segundos entre os três pontos.

Outro teste foi com uma ambulância. O 5G do veículo de socorro envia um alerta para os outros automóveis que se aproximam, evitando colisões nos cruzamentos.

O terceiro experimento mostrou um carro que fura um sinal vermelho. Através de câmeras inteligentes na via, o veículo é detectado e uma mensagem é enviada para quem chega no cruzamento.

O sistema ainda está na fase de testes, mas já dá para perceber o potencial dessa tecnologia para salvar vidas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!