As vendas da Tesla na China em março foram divulgadas e os dados são nada menos que impressionantes. Com base no relatório da China Passenger Car Association, foram emplacados 35.478 carros elétricos no mês passado, sendo 25.327 unidades do Model 3 e 10.151 do Model Y.

Com esses números, a montadora registrou alta de 93,69% comparado a fevereiro, quando vendeu 18.318 veículos. Os números de março parecem ainda mais chocantes se confrontarmos os dados de janeiro, quando a Tesla entregou apenas 15.484 veículos durante o mês no país.

E qual o segredo da marca estadunidense para vender tão bem na China? Uma boa parte dos números de “saltar os olhos” é por que a Gigafactory Shanghai (ou Gigafactory 3), que é a fábrica da Tesla no país, não exportou veículos para outros territórios, como a Europa, em março.

E mesmo se a marca tivesse enviado carros para o exterior no mês passado, os resultados ainda seriam recordes. Em janeiro, por exemplo, a Tesla só conseguiu vender só 15 mil veículos na China porque a Gigafactory 3 exportou mais de 8 mil carros para territórios estrangeiros.

publicidade

Leia mais:

E a fábrica na China está apenas começando. Além do Model 3 e do Model Y, a marca também deve criar e produzir um carro de US$ 25 mil (aproximadamente R$ 141 mil) projetado especificamente para o mercado local. O veículo, de acordo com o presidente da montadora no país, Tom Zhu, será exportado para o mercado exterior no futuro.

Model 3 é a chave de sucesso

Tesla Model 3. Imagem: Tesla/Divulgação
Tesla Model 3. Imagem: Tesla/Divulgação

Em apenas três meses de 2020, as vendas totais de Teslas Made-in-China (MIC, ou seja, feitos no país) na China já ultrapassam 69 mil unidades. Os números altos existem graças ao sucesso do Model 3, que já teve 50 mil emplamentos neste trimestre (52.858, para ser mais preciso), seguido pelo Model Y, com 16.422.

O sucesso da Tesla na China se deve, principalmente, por conta do interesse do público em new energy vehicles (NEVs, ou como os chineses chamam os carros elétricos). Outras montadoras, como NIO e Xpeng também surfam na onda e registraram crescimento em vendas nos três primeiros meses de 2021.

Fonte: Teslarati.com

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!