A data do primeiro voo do Ingenuity, helicóptero colocado pela Nasa na superfície de Marte junto com o rover Perseverance, está próxima. A Nasa programou um evento online para as 4h30 da manhã desta segunda-feira (12), horário de Brasília, que será transmitido pelo Olhar Digital em nossa página e em nossas redes sociais.

A tentativa de voo em si deve ocorrer ainda no domingo (11). O atraso é devido ao tempo necessário para transmissão dos dados de Marte para a Terra e seu processamento. Atualmente um sinal de rádio emitido pelo Perseverance, que acompanhará o voo, leva 15,3 minutos para chegar até nós.

publicidade

Leia mais:

Se tudo correr como programado, durante o evento veremos os engenheiros analisando os primeiros dados de voo e, provavelmente, teremos fotos do experimento. Ainda não se sabe se haverá vídeo gravado pelo rover.

publicidade

Recentemente a Nasa confirmou sucesso em um teste no qual o Ingenuity girou suas hélices a 50 RPM (rotações por minuto), um dos muitos procedimentos de checagem que estão sendo realizados para garantir que o voo ocorra como programado.

O voo do Ingenuity será autônomo. Ao receber um comando o helicóptero deve decolar, subir a três metros de altura, pairar por 30 segundos e pousar. Vale lembrar que a aeronave é puramente uma prova de conceito: “O Ingenuity é um teste experimental de engenharia – queremos ver se podemos voar em Marte”, disse MiMi Aung, gerente do projeto no JPL.

publicidade
Imagem feita pelo rover Perseverance mostra o helicóptero ingenuity na superfície de Marte
Imagem feita pelo rover Perseverance mostra o helicóptero ingenuity na superfície de Marte. Imagem: Nasa/JPL-Caltech

A equipe de engenharia do helicóptero tem 30 dias marcianos (30 sóis) para realizar cinco voos de teste. Será possível realizar um voo por sol, com duração de até 90 segundos a uma altitude de até cinco metros, com as baterias do Ingenuity sendo recarregadas com energia solar entre os voos.

“Não há instrumentos científicos a bordo e nem metas de obtenção de informações científicas. Estamos confiantes que todos os dados de engenharia que desejamos obter na superfície de Marte e no alto podem ser obtidos dentro dessa janela de 30 sóis”, lembra Aung.

publicidade

Se o Ingenuity funcionar como esperado, futuras missões a Marte poderão incluir helicópteros autônomos como instrumentos de rotina, sendo usados para reconhecimento de terreno ou mesmo como exploradores individuais. 

Fonte: Nasa