Faz pouco mais de um ano que boa parte do mundo está trancada em casa por causa da pandemia do coronavírus. Com tanto tempo sem poder colocar os pés nas ruas em segurança, o entretenimento fica por conta da internet para muita gente. O que fez com que os números da Twitch disparassem. A plataforma de streaming registrou mais que o dobro de visualizações no período de um ano.

De acordo com o Streamlabs e o Stream Hatchet, o primeiro trimestre de 2020 registrou 3,1 bilhões de horas visualizadas na Twitch. O mesmo período neste ano de 2021 somou 6,3 bilhões, valor mais de 106% acima do anterior.

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O gráfico apresentado pelos serviços mostra a principal subida das horas no segundo trimestre de 2020, que representam os primeiros meses, com o confinamento mais restrito. Ali, o número de horas assistidas foi para 5,1 bilhões. Houve uma pequena queda no terceiro trimestre, caindo para 4,7 bilhões. Mas os dados voltaram a subir, com 2020 fechando com 5,4 bilhões de horas visualizadas.

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Imagem: Stramlabs e Stream Hatchet

E parte desse crescimento veio de fora da comunidade gamer, principal consumidora da plataforma de streaming. A categoria mais acessada foi ‘Just Chatting’, pelo segundo trimestre seguido, representando 12% do total do conteúdo assistido na plataforma da Amazon.

O assunto principal da Twitch, lançada em 2011, é mesmo games e quando o assunto é esse, dois títulos se destacam: ‘Grand Theft Auto V (GTA V)‘ e ‘League of Legends (LoL)‘. Outras plataformas de streaming de jogos tiveram resultados diferentes. No YouTube Gaming, Free Fire liderou as visualizações, enquanto PUBG Mobile foi o principal no Facebook Gaming.

Essas outras duas plataformas, inclusive, não observaram o mesmo crescimento da Twitch. O serviço do YouTube, por exemplo, despencou para 1,37 bilhão de horas visualizadas e agora tem menos visualizações do que antes do isolamento. O Facebook é o que tem menos views, com 1,06 bilhão, mas mesmo assim conseguiu um pequeno crescimento e diminuiu a distância entre o concorrente.

Via: Engadget