Acessar o cardápio de um restaurante, pagar um boleto ou compartilhar um contato. Essas são apenas algumas funções que podem ser realizadas por meio do QR Code. Inclusive, o uso da ferramenta têm sido bastante disseminado por conta do distanciamento social oriundo da pandemia do coronavírus, fator que despertou a curiosidade das pessoas em saber como criar um QR code.

O QR Code — derivado de “Quick Response Code” (“Código de resposta rápida”, traduzido para o português) — é uma espécie de evolução do código de barras. Trata-se de um código visual, em um gráfico 2D, que armazena dados e facilita acessos quando “lidos” por dispositivos digitais.

Em algumas rodoviárias, por exemplo, a catraca é substituída por um leitor de QR Code, que identifica o código da passagem e permite o acesso do indivíduo. Em outros casos, o código pode levar a pessoa para uma página da web sem a necessidade de digitar a barra de endereços. A premissa é simples: praticidade.

Por conta da pandemia do coronavírus, muitas pessoas tiveram que adaptar seus negócios ou tarefas — que passaram a ser realizadas de forma remota. E o QR Code cresceu diante desse cenário para eliminar pontos físicos: a ferramenta facilita as vendas online, compartilha acessos de Wi-Fi, e direciona usuários para sites sem a necessidade de um contato físico para o processo.

publicidade

Embora muitas pessoas tenham dúvidas de como criar um QR Code, a boa notícia é que o processo é relativamente simples. Abaixo seguem três formas para que os códigos sejam gerados rapidamente, sem nenhum estresse.

Leia mais:

Como criar QR Code pelo Google Chrome

Pelos dispositivos móveis (tanto Android quanto iOS), a tarefa torna-se mais simples. Basta abrir o navegador, acessar a página que deseja compartilhar e acessar o menu de três pontos do browser. Feito isso, clique em “Compartilhar” e escolha a opção “Código QR”. Ao clicar em “Fazer o download”, o código será baixado em formato de foto e poderá ser compartilhado.

Passo a passo de como criar QR Code pelo Chrome no smartphone

Já em computadores e macOS, será preciso habilitar o compartilhamento de QR Code. Para isso, digite “chrome://flags” na barra de endereços e tecle “Enter”.

Google Chrome aberto em computador

Digite “QR Code” no campo de busca e escolha a opção “Enable” para o único recurso que aparecer na tela. Reinicie o navegador para habilitar a ferramenta.

Habilitando a ferramenta

Feito isso, entre na página de web a ser compartilhada e dê um clique na barra de endereços. O símbolo do QR Code será exibido ao lado do ícone de favoritos. Clique nele e baixe o código gerado.

Gerando QR Code pelo Google Chrome

Como criar QR Code pelo QRbot

Pelo celular, vá na Play Store ou App Store e baixe o aplicativo gratuito QRbot. Após abrir o app, vá na aba “Criar” e escolha o elemento para ser compartilhado — as opções envolvem textos, sites, contatos, acessos de Wi-Fi, localização GPS, eventos na agenda, e-mails, SMS e aplicativos.

Como criar QR Code pelo app QRbot

Após detalhar os dados a serem compartilhados, prossiga para que o QR Code seja gerado. Em “PNG”, localizado no canto superior direito, são disponibilizadas diversas formas de compartilhamento.

Compartilhamento do QR Code

Caso queira saber como criar QR Code pelo site do QRbot, basta acessar a página da web da empresa por meio deste link e clicar em QR Generator.

Site do QRbot

Adicione o elemento a ser compartilhado, preencha os dados e desça a barra de rolagem para visualizar o código gerado. Para baixá-lo, clique em “Download”.

Gerando um QR Code

Use as próprias redes sociais

Também é possível criar um QR Code de seu perfil em algumas redes sociais.

No Twitter, por exemplo, basta acessar o menu de três linhas e tocar sobre o ícone de QR Code localizado no canto inferior. O app automaticamente gerará um código para que outras pessoas possam acessar seu perfil de maneira muito mais rápida.

Como criar QR Code do perfil no Twitter

Vale lembrar que outras redes sociais como LinkedIn e Facebook também dispõem do recurso. Vale “fuçar” nos diretórios de seu perfil para encontrar a opção QR Code.

Fonte: TechRepublic

Agora que está melhor informado sobre o QR Code, que tal colocar os conhecimentos em prática? Caso as informações tenham sido úteis, compartilhe a matéria para seus amigos e familiares por meio do QR Code abaixo.