A IBM anunciou a disponibilização geral da IBM Cloud for Financial Services, a primeira plataforma em nuvem para serviços financeiros da indústria, que agora inclui o suporte a Red Hat OpenShift e a outros serviços nativos em nuvem. Ademais, a SAP juntou-se ao ecossistema da IBM Cloud.

Construída no serviço de nuvem da empresa, a plataforma inclui mais de 200 serviços nativos em nuvem PaaS e conduzidos por APIs. A partir de agora, a indústria de serviços financeiros, incluindo os parceiros de tecnologia, pode construir aplicações com Red Hat OpenShift, migrar cargas de trabalho de máquinas virtuais e, por meio delas, estabelecer perfis de conformidade.

publicidade

Apresentada pela primeira vez em 2019, a plataforma foi desenvolvida em colaboração com o Bank of America e, hoje, trabalha com diversas instituições financeiras globais, como o BNP Paribas, Luminor Bank, MUFG, entre outras. A IBM Cloud for Financial Services tem o suporte de um ecossistema de mais de 90 parceiros.

IBM Cloud for Financial Services inclui mais de 200 serviços nativos em nuvem PaaS. Foto: Wright Studio/Shutterstock

“Juntamente com alguns dos maiores bancos do mundo e líderes em conformidade regulatória, estamos conduzindo a mudança na adoção da nuvem por parte das indústrias altamente regulamentadas, visando melhorar a postura de segurança e conformidade da indústria”, disse Howard Boville, Head de IBM Hybrid Cloud Platform, em comunicado

Leia mais:

Ainda segundo a IBM, em breve, os clientes de IBM Cloud for Financial Services poderão acessar os programas de treinamento e certificação sob demanda por meio do IBM Center for Cloud Training. O programa, disponível no fim deste mês, apresentará os principais conceitos, componentes-chave e aplicações reais de IBM Cloud for Financial Services, bem como arquiteturas de solução.

Proteção dos dados

Para proteger os dados das cargas de trabalho nativas em nuvem e VMware, a IBM Cloud For Financial Services utiliza as capacidades de computação confidencial de quarta geração da IBM e criptografia ‘Keep Your Own Key’ oferecida pela IBM Hyper Protect Services.

Já o IBM Cloud Framework for Financial Services disponibiliza um set de controles de segurança e de conformidade alimentados pela indústria para operar com informações bancárias sensíveis em nuvem pública. Ele foi desenvolvido com o Bank of America e a Promontory, empresa de consultoria global de conformidade regulatória de serviços financeiros.