Macacos estão entre os animais mais inteligentes do mundo e não é à toa. Com a ajuda de uma tecnologia avançada de interface cérebro-máquina , um chimpanzé apareceu em um vídeo jogando videogame de forma “telepática” e chamou atenção dos internautas e profissionais da área da ciência.

O estudo é desenvolvido pela Neuralink, companhia de neurotecnologia cofundada por Elon Musk.

Chamado de Pager, o macaco apareceu jogando Pong com um joystick na mão, de um antigo Atari lançado em 1972. Antes de conseguir alcançar o controle do game com a mente, ele aprendeu a usar as mãos. Em certa altura do vídeo, o primata solta o controle do jogo e passa a realizar tudo com os olhos.

Para que a atividade tenha sentido e seja proveitosa também para Pager, toda vez que ele conclui uma tarefa, é recompensado com creme de banana, que sai pelo canudo metálico.

publicidade

O chimpanzé recebeu um implante cerebral há alguns meses com o objetivo de testar a nanotecnologia, ciência voltada para o estudo da manipulação de matéria atômica e molecular.

O objetivo, de acordo com a empresa, é “devolver a liberdade digital” para pessoas com deficiências físicas como a paralisia.

Mas segundo a Neutralink, que desenvolve o projeto desde 2017, a técnica ainda não está pronta para ser usada em humanos, mas a possibilidade é cada vez maior.

Elon Musk compartilhou e comemorou o avanço da ciência no Twitter, e afirmou que além do produto poder ajudar pessoas com paraplegia, a estética sem fio e grandes aparelhagens fará com que essas pessoas se sintam inclusas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!