Grande parte das pessoas que buscam solucionar problemas com a conexão de internet, deparam-se com a questão da intensidade do sinal Wi-Fi. Embora seja um diagnóstico genérico, verificar a força da rede sem fio no dispositivo pode ser uma das maneiras fáceis de resolver conexões lentas ou quedas intermitentes da internet.

De nada adianta assinar uma banda larga de altíssima velocidade se o sinal Wi-Fi sofrer interferências até chegar ao dispositivo. Por esse motivo, é recomendável que o roteador esteja em lugar alto (o sinal é transmitido de cima para baixo), em um ponto central do domicílio e em um cômodo aberto — quanto menos paredes, menos interferências.

Essas dicas simples podem ser importantes, ainda mais com o crescimento do regime home office adotado em virtude da pandemia de coronavírus. Ainda assim, é preciso ficar atento à intensidade do sinal Wi-Fi e, se necessário, estudar trocar a posição do roteador.

Abaixo serão listados quatro tutoriais de como verificar a força do sinal Wi-Fi em computadores com o sistema operacional Windows 10. As medidas certamente poderão auxiliar na otimização da conexão de rede.

publicidade

Saiba também: Como medir a velocidade da internet?

Utilize a barra de tarefas

A maneira mais fácil de verificar a intensidade da conexão sem fio é analisar o próprio ícone de rede localizado na barra de tarefas.

Ícone de internet no Windows 10

Clique no ícone e verifique o status da rede conectada. A lógica é simples: quanto mais “risquinhos”, maior será a intensidade do Wi-Fi e, consequentemente, maior será a velocidade da conexão.

Sinal Wi-Fi da conexão

Caso queira fazer o teste, basta pegar seu notebook e andar por todos os cômodos da casa. O experimento será importante para verificar quais os melhores e piores pontos para acessar a rede.

Use o aplicativo “Configurações”

Outra alternativa é verificar o status da conexão pelo aplicativo “Configurações” do Windows 10. Para isso, clique no ícone do Windows e digite “Configurações”. O processo também pode ser feito ao pressionar e segurar a tecla Windows de seu teclado e acionar do botão “i”.

Abrindo o aplicativo "Configurações"

No menu aberto, vá em “Rede e Internet”.

Acessando a "Rede e Internet"

Será exibido o status da rede conectada. Novamente: quanto mais barras, maior será a intensidade do sinal Wi-Fi.

Verificando a intensidade do sinal Wi-Fi

Leia mais:

Verifique o sinal Wi-Fi pelo Painel de Controle

O processo é um pouco mais preciso do que as alternativas anteriores. Para isso, clique no ícone do Windows e digite “Painel de Controle”.

Abrindo o Painel de Controle do Windows 10

Acesse “Central de Rede e Compartilhamento”.

Acessando a "Central de Rede e Compartilhamento"

Analise a rede em que está conectado. Se a conexão apresentar as cinco barras verdes, é sinal de que o sinal Wi-Fi está ótimo. Caso o status exiba três barrinhas ou menos, talvez seja a hora de estudar um reposicionamento do roteador.

Verificação do sinal Wi-Fi

Use o Windows PowerShell ou o Prompt de Comando

Os métodos exibem o sinal da rede em forma de porcentagem, o que pode ser muito mais preciso do que as medidas acima. Ambos funcionam com o mesmo passo a passo. Clique no ícone do Windows e digite “Windows PowerShell” ou “Prompt de Comando”.

Abrindo o Windows PowerShell
Executando o Prompt de comando

Copie o comando (netsh wlan show interfaces), cole na ferramenta escolhida e tecle “Enter”.

Executando o comando

Ao fazer isso, encontre a opção “Sinal” e verifique a porcentagem. Quanto maior o número, maior a intensidade do sinal Wi-Fi recebido no dispositivo.

Seção "Sinal" para verificar o sinal do Wi-Fi captado pelo dispositivo

Fonte: How-to Geek