Na última semana, a Disney anunciou seus sabres de luz “reais”. A empresa do Mickey Mouse vai levar a novidade para o Galaxy’s Edge, área temáticas de Star Wars dos parques. Mas, ficou no ar a curiosidade: como essas elegantes armas de tempos mais civilizados vão funcionar?

O desenvolvedor de realidade aumentada Ben Ridout usou sua conta no Twitter para fazer um fio e explicar como deve ser. Ele analisou as imagens da patente da Disney de 2018, chamada “Espada com lâmina retrátil e iluminação interna”, e usou imagens animadas para esclarecer melhor a mecânica do sabre de luz.

publicidade

Leia mais:

Primeiro, Ridout destacou que não precisa se preocupar: os sabres da Disney não vão derreter portas de metal ou decepar membros. Serão apenas as lâminas iluminadas que vão estender e retrair após o botão ser acionado. E o conceito por trás parece ser bastante simples: trenas.

publicidade

“Uma trena de metal é firme quando estendida a curtas distâncias. A curva no metal proporciona força e até a mais reta das trenas pode ser enrolada dentro do corpo do objeto. Isso é importante”, elucidou o desenvolvedor. Assim, o design do sabre de luz é basicamente esse.

Na arte, Ridout colocou duas trenas frente a frente, presas a uma tampinha. “Depois, deixe as trenas mais largas e aumente a curvatura, permitindo que elas se toquem, formando um cilindro. O sistema funciona com um motor que faz as duas se estenderam e retraírem em sincronia através do botão. Pronto, agora você tem um sabre de luz”, emendou.

publicidade

As duas “lâminas” presas juntas, cada uma um pouco maior que um semicírculo, formam o cilindro, em um plástico flexível em material quase transparente formam o sabre da Disney. A tampa no fim da lâmina guia as trenas pra fora e as mantém presas quando dentro do cabo.

“O material também serve para espalhar a luz, providenciada através de uma fita flexível de LED. O LED também ficará contido no punho em um terceiro carretel e será puxado para fora junto quando a lâmina for acionada. Enquanto ela vai subindo, o LED desenrola e passa a iluminar”, completou Ben Ridout.

publicidade

O sistema inteiro conta com os três carreteis, sendo dois para as fitas da lâmina e um para o LED, um motorzinho para acionar e desligar o sabre, a bateria e os eletrônicos para fazer tudo funcionar. A patente ainda afirma que o sabre ficará com mais de 60 centímetros em menos de um segundo.

Confira a animação publicada pelo desenvolvedor:

O sabre de luz foi anunciado pelo chefe de parques, experiências e produtos da Disney, Josh D’Amaro, no dia 8 de abril, em uma apresentação online. Ele acionou um, mas imagens da apresentação não podiam ser feitas por quem assistiu. Essas pessoas, porém, garantiram que o objeto é muito semelhante aos vistos nos filmes da franquia ‘Star Wars’.

O site The Verge publicou as imagens da patente da Disney. O que ainda não se sabe é se os novos sabres de luz serão fortes o bastante para um duelo. Há ainda quem acredite que eles farão parte de uma das atrações no hotel Star Wars: Galactic Starcruiser, a ser inaugurado ainda neste ano de 2021, no Walt Disney World Resort, em Orlando. Ele será um dos hotéis de luxo do enorme complexo, todo desenhado para parecer uma nave espacial.

Localizado na Disneyland da Califórnia e no Hollywood Studios, parque que integra o complexo Disney World na Flórida, a área temática Star Wars: Galaxy’s Edge foi inaugurada em agosto de 2019. Ela ocupa quase 6 hectares e tem duas atrações: a Millennium Falcon – Smugglers Run, um simulador, e o Rise of the Resistance, um simulador combinado com uma espécie de trem fantasma. Também é possível construir o próprio sabre de luz personalizado.

Via: The Verge