Segundo o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, cerca de 1,5 milhão de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 atrasada. A declaração foi dada durante um café da manhã com jornalistas nesta terça-feira (13).

A orientação é para que quem que esteja com o imunizante atrasado compareça a uma unidade de saúde para receber a dose que falta. O Ministério da Saúde ainda deve enviar para cada estado uma lista feita em parceira com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com as pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose do imunizante.

O ministro também disse que o governo deve publicar uma medida provisória para criar uma secretaria específica para ações contra a Covid. Franciele Francinato, coordenadora do Programa Nacional de Imunização e técnica do Ministério da Saúde deve coordenar a pasta.

Segunda dose atrasada

O Instituto Butantan recomenda que a segunda dose da CoronaVac deve ser aplicada em um período de 21 e 28 dias após a primeira. Já quem recebeu a dose da vacina AstraZeneca/Oxford, outra em aplicação no Brasil, pode esperar bem mais, a farmacêutica diz que o período ideal é de cerca de três meses.

publicidade

Leia também:

A segunda dose atrasada é preocupante já que todos os estudos de eficácia se baseiam em duas etapas de imunização, quando só uma delas é cumprida a pessoa pode ficar vulnerável durante o período, o que pode aumentar o número de casos de Covid-19. Apesar disso, os laboratórios dizem que quem não tomar a segunda não perde os anticorpo da primeira.

Por tanto, caso esteja com a segunda dose atrasada, compareça a um posto de vacinação o mais rápido possível para resolver a pendência. 3,49% dos brasileiros, ou 7.391.544, receberam as duas doses da vacina. O número é somando todos os estados e o Distrito Federal. No total, 23 milhões de pessoas no Brasil foram vacinadas com pelo menos uma das doses, isso dá cerca de 11% da população. Proporcionalmente, o Rio Grande do Sul lidera o ranking de estados que mais vacinou, por lá, 20% tomaram a primeira dose.

Via G1

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!