O jogo ‘Crusader Kings 3’ voltará a permitir casamentos homoafetivos, um mês depois que uma atualização do game da Paradox Development Studio acabou “quebrando” modificações criadas pela comunidade e que permitiam variações fora do padrão heteronormativo de relacionamentos.

Em um comunicado intitulado “Diário do Desenvolvedor #55”, o estúdio detalha o funcionamento de um novo patch (versão 1.3.x), que trará de volta não só casamentos com personagens de mesmo sexo, mas também a prática do concubinato — viver com uma pessoa sem casar-se. “Antes do 1.3, o casamento homoafetivo e o concubinato eram não intencionalmente possíveis de implementar no jogo, mas traziam o potencial de causar uma variedade de erros”, diz o texto.

publicidade

“Com o [patch] 1.3, nós explicitamente restringimos isso pelo código-fonte como parte de um conserto de um bug, acreditando que ele jamais seria possível. Desde então, realizamos mudanças para dar o suporte apropriado ao concubinato homoafetivo, e isso virá junto de outros aprimoramentos na versão 1.3.X”.

Leia mais

O time de desenvolvedores de ‘Crusader Kings 3’ também explica que o casamento homoafetivo ganhará suporte total a partir da versão 1.4. “Devido a amplos problemas técnicos que giram em torno dessa mudança, não foi possível incluí-la agora, no patch 1.3.X. Nós precisamos de mais tempo para testá-la e nos certificarmos de que este suporte não traga nenhum bug dentro do jogo normal”.

publicidade

No mês passado, um patch desse mesmo tipo (versão 1.3) — direcionado à correção de problemas variados do jogo — acabou alterando o código-fonte, que até então tinha uma brecha que permitiu à comunidade de modificadores (modders) criar alterações que acresciam a experiência de jogo com novas opções — o concubinato e o casamento entre personagens do mesmo sexo eram duas destas novidades.

A situação, ainda que acidental, trouxe uma polêmica para a Paradox Development Studio, que prontamente comprometeu-se a trazer de volta as criações feitas pelos fãs do jogo: “[Os] Mods adicionam tanto à experiência de nossos jogos, e a capacidade de modificá-los é algo que consideramos muito durante o desenvolvimento de ‘Crusader Kings 3’. Sendo eu, originalmente, um modder do jogo anterior, é ótimo ver todas as coisas que a comunidade vem produzindo”, diz o texto, sem assinatura.

publicidade

Fonte: site oficial