Chega ao Brasil nesta quarta-feira (14) o Instagram Lite, versão mais leve do aplicativo da rede social. A edição, que em um primeiro momento estará disponível apenas para Android, “pesará” apenas 2 MB, ou seja, 93% a menos que o app original.

A nova versão, desenvolvida por uma equipe do Facebook em Tel Aviv (Israel), beneficiará celulares de entrada com redes mais fracas, como 2G e 3G. “Criamos essas versões leves dos nossos aplicativos para as pessoas com baixa conectividade ou planos de dados limitados. Nossa premissa é não deixar ninguém para trás”, disse Tzach Hadar, diretor de Gestão de Produtos do Facebook em Tel Aviv. “Queríamos que a experiência do Instagram permanecesse rápida, com alta qualidade e confiável, independentemente do dispositivo, da plataforma ou da rede que as pessoas estivessem”, completou.

Instagram Reels. Imagem: Shutterstock
Instagram Lite chega ao Brasil nesta quarta (14). Imagem: Shutterstock

Para atingir um desempenho satisfatório com tão pouco tamanho, a equipe coordenada por Hadar focou nos serviços mais valorizados pelos usuários: publicação de imagens e vídeos no feed e no stories. Ela também utilizou um código que criou para o Facebook Lite alguns anos atrás. Grande parte deste código foi transferido para um espaço na nuvem, o que deixou o app mais leve.

É claro que a redução iria excluir alguns serviços que o aplicativo principal tem. Quem baixar o Instagram Lite, por exemplo, não terá acesso, ao menos por enquanto, a transmissões ao vivo e ao Instagram Shopping. Já na parte da criação, os usuários da versão otimizada do app ficarão impossibilitados de produzir Reels ou qualquer outro conteúdo para o IGTV. O Facebook afirmou que trabalha para trazer mais funções ao novo aplicativo.

publicidade

Leia mais:

Ainda sem data definida para ser lançada na App Store, o Instagram Lite estará disponível na Play Store para smartphones Android.

Via: Facebook

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!