O Ford Mustang manteve o posto de carro esportivo mais vendido do mundo pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a pesquisa dos analistas da indústria automotiva da IHS Markit, referente ao ano de 2020. No Brasil, o cupê liderou o segmento, com 70% de participação.

Desde 2018, o carro lidera entre os modelos da categoria mais vendidos, com um total de 1.732 unidades e cerca de 80% das vendas. Quando se trata de mundo, o veículo quinquagenário (completa 57 anos no dia 17 de abril) ainda conquistou o título de cupê esportivo mais vendido pela sexta vez consecutiva.

publicidade

Leia mais:

No ano passado, o Ford Mustang vendeu 80.577 unidades no mundo inteiro, representando 15,1% do mercado deste tipo de veículo, segundo a IHS Markit. O percentual já demonstra um aumento, pois em 2019 as vendas do esportivo significaram 14,8%. Os modelos mais vendidos foram Bullitt, Shelby GT350, Shelby GT350R e Shelby GT500. Tanto o Bullitt quanto o Shelby cresceram 52,7%, na comparação entre os dois anos.

O diretor de Operações e Plataforma de Produtos da Ford, Hau Thai-Tang, o sucesso se dá pelos fãs do Mustang, que prezam pelo alto desempenho do veículo. “Em um ano desafiador para toda a indústria automobilística devido à pandemia global, o Mustang teve um desempenho muito bom e aumentou a sua participação no segmento global de carros esportivos”, emendou.

O Ford Mustang é o mais vendido da categoria no Brasil. Imagem: Ford/Divulgação

O destaque da venda do Mustang segue com os Estados Unidos, onde foram realizadas cerca de 75% das vendas do carro, com os estados do Texas, Califórnia e Flórida chamando atenção. O veículo também cresceu no mercado europeu. No Velho Continente, as vendas subiram 68,8% na Hungria, 38,5% na Holanda, 12,5% na Dinamarca, 5,6% na República Tcheca e 4% na Áustria.

De acordo com a Ford, o plano é “continuar impulsionando o sucesso da linha com modelos de edição limitada, como o novo Mustang Mach 1 2021”. O modelo chega ao mercado ainda neste ano.

Interior do Ford Mustang. Imagem: Ford/Divulgação

No Brasil, o Ford Mustang custa a partir de R$ 396,9 mil. O carro tem um motor Coyote 5.0L V8 e potência de 466cv, com torque de 556Nm. O atual modelo vendido no país conta com diversos detalhes tecnológicos, entre eles uma tela LCD de 12″ no painel de instrumentos e o sistema multimídia exclusivo da marca, o Sync3.

O Sync3 é compatível com o Apple CarPlay, permitindo ao motorista interagir com aplicativos do iPhone usando botões presentes no volante ou comando de voz, pela Siri. Usuários de Android também podem sincronizar o aparelho celular com o carro, da mesma maneira. Eles se conectam a uma tela touch de 8″ em alta resolução. Há entradas USB e conexão via bluetooth.

Outros modelos

A análise do IHS Markit ainda listou outros modelos da Ford entre os mais vendidos. Na categoria de grandes utilitários, o Expedition liderou e a F Series foi eleito entre as pickups mais pesadas.