Saiba como limpar o cache de um site específico no Chrome e no Edge

Uma das alternativas para economizar espaço do sistema ou corrigir o carregamento de um site é realizar a limpeza de cache no navegador. O problema é que o caminho mais fácil para o processo envolve a exclusão de dados de todas as páginas de web, o que pode desapontar usuários que queiram saber como limpar o cache de um único site.

O cache nada mais é do que a memória temporária de um browser. Este banco é responsável por armazenar dados, imagens, áudios e outros arquivos presentes na página de web, o que agiliza um novo carregamento de um site já visitado, por exemplo.

No entanto, sites utilizados com certa frequência costumam lotar os caches com dados e informações. Isso pode culminar em travamentos e interrupções, além de ocupar um espaço considerável na memória do dispositivo.

O processo de limpeza é relativamente simples, mas os caminhos mais práticos excluem o cache de forma abrangente. Ao fazer isso, os navegadores geralmente encerram a navegação dos sites, o que pode interromper as atividades em uso em outras abas.

Por conta disso, é importante saber como limpar o cache de uma única página de web específica. Abaixo seguem maneiras de realizar o processo, seja no navegador Google Chrome ou no Microsoft Edge.

Como limpar o cache de um site específico no Chrome

Para começar o processo, abra o seu navegador e entre no site que deseja excluir o cache. Em caso de uso de outras abas, certifique-se de realizar o processo com a aba da página de web escolhida aberta.

Clique no menu de três pontos do Chrome, vá em “Mais ferramentas” e escolha a opção “Ferramentas do desenvolvedor”.

Encontre a seção “Application”, acesse a aba “Storage” e clique em “Clear site data”.

Ao fazer isso, todas as informações em cache do site serão excluídas imediatamente. Caso esteja logado na página, será necessário fazer o login novamente.

Leia mais:

Como limpar o cache de um site específico no Edge

O processo de como limpar o cache de uma página específica no Microsoft Edge é bem semelhante com o passo a passo usado no Chrome.

Abra o site desejado, acesse o menu de três pontos, localizado no canto superior direito do browser, vá em “Mais ferramentas” e acesse “Ferramentas de desenvolvedor”.

Entre na aba “Aplicativo”, acesse a seção “Armazenamento” e clique em “Limpar dados do site”.

Pronto! O comando esvaziará o cache para que o banco receba novos dados da página de web.

Importante lembrar que não há como limpar o cache de um site específico no Mozilla Firefox. O navegador oferece apenas a exclusão abrangente, ou seja, a limpeza de cache de todos os sites visitados, cujo tutorial pode ser acessado por meio deste link.

Esta post foi modificado pela última vez em 14 de abril de 2021 17:50

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Igor Shimabukuro