Aplicativos de transporte se tornaram uma opção vantajosa para ir ao trabalho, para a casa de um amigo e até para a praia. Neste cenário, o Uber lidera o ranking de preferência dos usuários, servindo até de nomenclatura para uma nova onda no mercado: a uberização. O fenômeno consolidou diversas empresas de transportes e separamos algumas delas para você conhecer e ter mais opções.

A principal característica entre os aplicativos de transporte e carona que faz com que seja importante ter algumas alternativas é o preço. A maioria dessas plataformas, se não todas, funcionam com o chamado Preço Dinâmico, que varia de acordo com a demanda e oferta do momento. Além disso, os cálculos levam em conta distância, horários e tipo de carro selecionado.

Confira abaixo algumas opções de apps que podem te ajudar a economizar ou te salvar na falta de um Uber. Todas as plataformas estão disponíveis para Android e iOS.

Leia mais!

publicidade

1. Vá de 99

Depois da Uber, talvez a 99 seja a primeira opção que vem na cabeça dos usuários. Os serviços da companhia são muito similares aos da Uber, tornando-as rivais no famoso “pau a pau”. Geralmente, os preços da 99 são mais em conta, porém pessoas relatam que nem sempre o aplicativo é vantajoso, já que eles também usam um tipo de preço dinâmico, chamado pela empresa de “Preço variável”.

Uma das principais rivais do Uber, 99 possui preços mais atrativos. Foto: Divulgação/99

Por outro lado, a 99 possui parcerias e projetos bem interessantes. Um deles é um desconto em combustíveis para motoristas parceiros, outro é o apoio ao combate à violência doméstica do projeto Justiceiras, que oferece créditos às mulheres que farão o trajeto até a Delegacia da Mulher.

2. Cabify

Desde 2017, o Cabify também aderiu ao Preço Dinâmico, mas alguns usuários preferem o app pelos carros mais atraentes e maior facilidade para mexer na plataforma e reservar uma viagem, por exemplo. A empresa vem se destacando por manter um bom relacionamento com seus parceiros, já que o serviço é bem criterioso na escolha dos motoristas.

Em 2017, a plataforma espanhola comprou o aplicativo da Easy Táxi, ampliando as opções do software e alcançando mais cidades.

3. BlablaCar

Representando o segmento de caronas, existe a BlablaCar. A plataforma trabalha com caronas de longa distância e é a maior em nível mundial. Com preços de certa forma divididos entre os passageiros e/ou motoristas, a opção traz grande economia e também oferece viagens de ônibus.

O aplicativo funciona apenas com pessoas e motoristas cadastrados, tornando a viagem mais segura, mas, para mulheres que prefiram viajar apenas com mulheres, a companhia oferece um filtro com a opção “Só para elas”.

4. Lady Driver Passageira

E por falar em opções apenas para mulheres, o Lady Driver é o maior aplicativo de transporte feminino no mundo e o primeiro no Brasil funcionando apenas com motoristas e passageiras mulheres. Pouco conhecida, a alternativa é perfeita para quem busca maior segurança na hora de se locomover.

Lady Driver opera apenas com motoristas e passageiras mulheres. Foto:Dean Drobot/Shutterstock

Por ainda estar em expansão, a plataforma não conta com uma grande base de dados, dificultando a utilização. Seu design é parecido com o da maioria dos apps de transportes com algumas características femininas, como o botão para chamar sua motorista escrito “Confirmar sua Lady”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!