Google está testando um novo recurso para o serviço de Bem-estar digital do Android, o Heads Up, uma ferramenta que dará uma “bronca” em quem estiver olhando para a tela do smartphone enquanto caminha. 

O recurso já está sendo implementado na versão beta do app Bem-estar digital e já existem relatos de usuários que tiveram acesso a ele. “Se você estiver andando usando o telefone, obtenha um lembrete para se concentrar no que está ao seu redor”, diz a página de configuração do Heads Up. 

Entre os lembretes exibidos, estão mensagens breves com instruções simples, como “Cuidado com os passos”, “Fique alerta” e “Olhe para cima”. O Google já iniciou o desenvolvimento de um recurso parecido, mas acabou arquivando o projeto no ano passado. 

Leia também: 

publicidade

Outra mensagem que aparece no app parece óbvia, mas também é importante, já que alerta que o Heads Up não substitui prestar atenção no que está fazendo. O objetivo do Google com este recurso é diminuir o número de acidentes que acontecem por conta da desatenção dos usuários, que vão desde esbarrões até atropelamentos.

Use com moderação

Bem-estar digital é um aplicativo do Google que auxilia seus usuários a moderarem o uso do telefone. Além deste novo recurso de monitoramento da atenção, o ele ajuda a filtrar notificações para que as pessoas parem de ficar olhando o telefone a todo momento, por exemplo. Na versão beta, o Heads Up não será ativado por padrão e precisará ser configurado manualmente. 

Em um primeiro momento, a descrição faz parecer que haverá algum incômodo, como o seu telefone mandando você prestar atenção sendo que você só está mudando a música no Spotify, por exemplo. Mas, por conta do número crescente de acidentes envolvendo desatenção por uso de celulares, a utilização deste novo recurso pode ser algo a se pensar. 

Com informações do The Verge e do Futurism 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!