O Word é certamente uma das ferramentas mais práticas para criar documentos de texto. No entanto, seja para fins escolares, acadêmicos ou mesmo profissionais, grande parte dos usuários já tiveram dificuldades ao numerar páginas no Word.

A verdade é que o processo pode ser feito com apenas alguns cliques, já que as páginas são enumeradas automaticamente — sem a necessidade de fazer o processo de forma manual folha por folha.

Outra boa notícia é que o método realizado em computadores com o sistema operacional Windows é quase idêntico ao processo feito em dispositivos macOS.

Caso esteja com dificuldades para numerar páginas no Word, acompanhe os tutoriais abaixo.

publicidade

Como numerar páginas no Word pelo PC

Numerar páginas no Word em computadores com o sistema operacional Windows é relativamente fácil. Com o documento aberto na ferramenta, vá até a aba “Inserir”.

Processo para numerar páginas no Word

Feito isso, acesse “Número de Página” e escolha uma das opções disponíveis. As normas da ABNT, por exemplo, exigem a numeração no fim da página no molde “Número sem Formatação 3″.

Formatando os números

Basicamente, o processo está concluído. No entanto, caso queira que a numeração comece a partir de uma página específica, o método é um pouco diferente.

Com o documento aberto, clique no final da última linha da página anterior à que deseja iniciar a enumeração das folhas. Feito isso, acesse a aba “Layout”, vá em “Quebras” e escolha a opção “Próxima página”.

Processo para numerar as páginas do Word a partir de uma folha específica

Agora, vá na página que deseja iniciar a numeração das folhas e dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse no cabeçalho. Será aberta uma aba com as ferramentas de cabeçalho e rodapé. Desmarque a opção “Vincular ao Anterior”. Após isso, faça o mesmo processo ao clicar duas vezes no rodapé da página.

Desvinculando o cabeçalho da página
Desvinculando o rodapé da página

Acesse novamente o rodapé da página escolhida, clique em “Número de Página” e defina uma das opções disponíveis. Com isso, a contagem será iniciada a partir da página escolhida no Word.

Leia mais:

Como numerar páginas no Word pelo macOS

O processo para numerar páginas no Word no macOS é bem semelhante ao método utilizado nos PCs Windows.

01. Após abrir o documento no Word, clique na seção “Inserir”.

02. Feito isso, selecione “Número de página”.

03. Defina a posição e o alinhamento dos números. Caso queira que a enumeração se inicie a partir da segunda folha, desmarque a caixa “Mostrar número na primeira página”.

04. Caso queira escolher outras personalizações, clique em “Formatar”.

05. Clique em “Ok” para salvar as alterações e para concluir o processo de numerar páginas no Word.

Fonte: Business Insider