EnglishPortugueseSpanish

Um grupo de 46 pessoas, sendo 18 adultos e 28 crianças, recebeu doses da vacina contra Covid por engano. Todos deveriam ter tomado o imunizante contra gripe, mas acabaram recebendo a Coronavac. O caso aconteceu em Itirapina, no interior de São Paulo na última terça-feira (13).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o erro foi detectado no mesmo dia, quando os profissionais faziam as contas nos estoques e perceberam que faltavam doses da Coronavac. A troca teria sido feita por uma enfermeira que separou uma caixa errada do imunizante.

publicidade

Não há indícios de que a vacina dada por engano possa causar dano à saúde dos imunizados, entre eles, uma gestante. Apesar disso, o grupo vai ser acompanhado por pelo menos 14 dias. Todos já foram comunicados.

Vacina por engano

Ainda não há estudos finalizados sobre os efeitos da vacinação contra Covid-19 em crianças e adolescentes, no entanto, análises preliminares indicam não haver grandes riscos. A prefeitura disse que vai tomar providencias cabíveis.

Leia mais:

Também em São Paulo, na cidade de Diadema, 5 crianças receberam a vacina pro engano. “Esclarecemos que, assim que identificada a ocorrência, os pais das crianças vacinadas foram imediatamente convocados na unidade para os devidos esclarecimentos e orientações”, disse em nota a Secretaria Municipal de Saúde. “Informamos ainda que as crianças serão acompanhadas pelos próximos 42 dias e terão todo o apoio necessário”.

A prefeitura ainda destacou que está realizando a vacinação contra gripe e Covid-19 em salas separadas para que não ocorra esse tipo de erro e que o caso específico é isolado.

Via O Globo

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!