SP entra em ‘fase de transição’ e libera comércio e atividades religiosas; bares e restaurantes seguem fechados

O Governo de São Paulo anunciou que o estado entra em “fase de transição” a partir de domingo (18). A nova categoria do Plano São Paulo fica entre a vermelha e a laranja, permitindo o funcionamento do comércio de rua e das atividades religiosas, mas ainda mantendo restaurantes e academias fechados na primeira semana. O toque de recolher, das 20 às 5 da manhã, segue em vigor.

Academias, salões de beleza e restaurantes vão poder abrir a partir do dia 24 de abril com horários especiais e 25% da capacidade. Os bares, para permanecerem abertos, precisam funcionar como restaurantes, com público sentado e distanciamento.

O estado registrou uma leve queda na taxa de internações em UTI por Covid-19, o que permitiu a mudança para a “fase de transição”. Atualmente, São Paulo está com cerca de 85% dos leitos ocupados. Apesar disso, a situação ainda é crítica. Abril já é o segundo mês com mais mortes por coronavírus no estado desde o começo da pandemia.

A “fase emergencial”, mais restritiva do plano São Paulo e criada após o aumento de ocupação dos leitos, vigorou entre os dias 15 de março e 11 de abril, quando o estado voltou para a vermelha.

Leia mais:

Veja a seguir quais são as principais mudanças com a adoção da “fase de transição”:

Na primeira semana, de 18 a 23 de abril:

  • Abertura de lojas de rua e shopping com funcionamento permitido das 11h às 19h;
  • Permitida a realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições.

No período de 24 a 30 de abril:

  • Além do que já foi aberto no período anterior da “fase de transição”, restaurantes, salões de beleza, barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias reabrem;
  • O horário de funcionamento será das 11h às 19h, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h;
  • Em ambos os períodos a capacidade de ocupação dos estabelecimentos será de 25%. O toque de recolher continua vigente em todo o estado, das 20h às 5h.

A próxima atualização do Plano SP acontecerá a partir do dia 1º de maio.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 16 de abril de 2021 18:26

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Lucas Soares