EnglishPortugueseSpanish

O mundo da tecnologia está de luto: morreu Charles Geschke, cofundador da Adobe e que também foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do PDF. O falecimento foi anunciado em um comunicado divulgado pela Adobe.

Sem entrar em detalhes sobre as causas da morte, a Adobe disse que Geschke estava próximo a seus familiares quando partiu na sexta-feira (16). Ele tinha 81 anos.

publicidade

Geschke fundou a Adobe em 1982 ao lado de John Warnock, um rapaz com quem ele trabalhou na Xerox. O primeiro produto da nova empresa foi a linguagem de programação Adobe PostScript, que ajudou no desenvolvimento da indústria de publicações em desktops.

logo da adobe
Charles Geschke foi um dos fundadores da Adobe. Créditos: Shutterstock

Outros produtos de bastante sucesso da Adobe criados no período da gestão de Geschke incluem o Photoshop, Premiere Pro, Illustrator, Acrobat e o PDF.

Geschke atuou como chefe de operações na Adobe entre dezembro de 1986 e julho de 1994, além de ser o presidente de abril de 1989 até sua aposentadoria em abril de 2000. Ele seguiu no conselho da Adobe até abril de 2020, quando se tornou um membro emérito.

“É com profunda tristeza que compartilho que nosso amado cofundador, o Dr. Charles Geschke, faleceu aos 81 anos,” escreveu Shantanu Narayen, atual CEO da Adobe. “Essa é uma grande perda para toda a comunidade da Adobe e para a indústria da tecnologia, para quem ele seguiu como um guia e um herói por décadas,” continuou.

John Warnock, parceiro da Geschke na criação da Adobe, também compartilhou algumas palavras sobre o antigo companheiro de empresa. “Em 1982, eu e Chuck concordamos que deveríamos sair da Xerox para começar nossa própria empresa. Esse foi o começo da Adobe. Eu não consigo imaginar ter um parceiro de negócios que seja mais amável e capacitado. Não ter Chuck em nossas vidas vai deixar um grande vazio e todos que o conheceram vão concordar,” disse.

Via Adobe