Nesta segunda-feira (19), a Clubhouse encerrou uma rodada de investimentos serie C, cujo montante deve elevar o valor de mercado da startup para US$ 4 bilhões (aproximadamente R$ 22,1 milhões).
As estimativas são do TechCrunch, que ressalta que o valor do investimento recebido não foi divulgado – algo bastante incomum para uma empresa no estágio de desenvolvimento e de financiamento que está a Clubhouse.
A rede social, no entanto, divulgou os investidores da rodada da vez. São eles: Andrew Chen, da Andreessen Horowitz, e participação da DST Global, Tiger Global e Elad Gil.
A Clubhouse foi lançada em 2020 e se valeu do quesito exclusividade para atrair um grande número de usuários. Com a pandemia, a empresa viu sua base de inscritos crescer exponencialmente, o que também atraiu não apenas investidores, mas a atenção de grandes concorrentes da tecnologia.
Inclusive, o fechamento da rodada de investimentos da Clubhouse coincide com o lançamento recente do novo aplicativo do Facebook, preparado para concorrer com a rede social de áudio: o Hotline.
Outras big techs também já anunciaram recursos semelhantes, como as salas de áudio do LinkedIn; e o Twitter, com o Spaces.
Mas, segundo informações do TechCrunch, que cita fontes anônimas próximas ao assunto, as negociações com a Clubhouse estão ocorrendo há mais de um mês e, além disso, há investidores que teriam acreditam que a empresa poderia chegar aos US$ 8 bilhões – o dobro do avaliado hoje. O Twitter, inclusive, teria discutido no início de abril a compra do Clubhouse pelos US$ 4 bilhões iniciais. Mas tudo ainda é especulação.
Veja também!
- Clubhouse: Vazamento expõe dados de 1,3 milhão de usuários
- Twitter teria discutido a compra do rival Clubhouse por US$ 4 bilhões
- Android sem Clubhouse? Como fazer chats de voz pelo Telegram
A Clubhouse ampliou em quatro vezes o tamanho da equipe nos últimos meses, lançou um recurso de pagamentos para ajudar criadores a monetizarem seus conteúdos dentro da plataforma e estão se preparando para lançar uma versão para Android.
“Não é nenhum segredo que nossos servidores tiveram um pouco de dificuldade nos últimos meses e que nosso crescimento ultrapassou os algoritmos de descoberta iniciais que nossa pequena equipe construiu originalmente”, disse a empresa, em nota, reforçando que, apesar dos desafios e melhorias contínuas, ainda pretende crescer muito mais.
Via: TechCrunch