EnglishPortugueseSpanish

O fundador do Ant Group, Jack Ma, pode deixar o controle da empresa em breve devido a uma decisão estratégica cujos resultados podem trazer grandes ganhos ao negócio dentro da China.

Segundo a Reuters, que teve acesso a detalhes das negociações, a iniciativa de retirar o controle do Ant Group, braço de pagamento eletrônico do Alibaba, das mãos de Ma poderia ajudar a diminuir tantas burocracias impostas pela administração de Pequim ao negócio.

publicidade

Ainda de acordo com a publicação, funcionários do Banco Popular da China (PBOC), o banco central do país, e da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China (CBIRC), órgãos regulador de processos financeiros, estiveram em conversas com executivos entre janeiro e março deste ano para estudar a saída do bilionário.

Imagem exibe, no topo da fachada de um prédio espelhado, o logo do Ant Group, empresa do grupo Alibaba, de Jack Ma
Ant Group estaria em negociações para retirada de Jack Ma do controle da empresa; movimento pode significar retomada de IPO. Crédito: THINK A/Shutterstock

O Ant Group, no entanto, ressaltou em comunicado que “o desinvestimento da participação do Sr. Ma no Ant Group nunca foi assunto de discussões”.

O termo desinvestimento pode soar incomum, mas remete a estratégias que estão cada vez mais em adoção por parte de companhias no mercado global.

E consiste em formas de desacelerar investimentos em um determinado negócio, como a venda de ativos e até mesmo, eventualmente, a saída de fundadores de uma empresa, quando se torna um passo estrategicamente interessante para o negócio – e é uma forma de executivos se retirarem sem saírem no prejuízo ou serem, de outra forma, lesados.

Como Ma não teria permissão de vender sua participação no Ant Group para quaisquer pessoas ou entidades próximas ao executivo, as opções seriam abrir mão da empresa ou transferir sua participação para um investidor chinês afiliado ao governo.

Burocracias, monopólio e mercado

Há algum tempo o governo chinês – e também o próprio Partido Comunista Chinês – está em atrito com o fundador do Ant Group e da gigante do comércio eletrônico Alibaba.

A empresa é acusada por reguladores chineses de práticas anticompetitivas para manter o controle do mercado chinês em suas mãos.

Inclusive, no início deste mês, essa acusação rendeu uma multa ao Alibaba no valor de 18,2 bilhões de yuans, cerca de R$ 15,8 bilhões.

Veja também!

Em novembro, Ma já havia tentado uma reconciliação com o governo e chegou até mesmo a sugerir que o governo chinês tomasse o controle de partes do Ant Group, segundo relatou o Wall Street Journal.

“Pode pegar qualquer uma das plataformas do Ant, contanto que o país precise”, teria dito ele à época, em uma reunião com órgãos reguladores e o banco central do país, alguns dias antes da data que estava estipulada para o IPO (oferta pública inicial, em tradução) do grupo.

IPO este que, inclusive, foi cancelado de última hora – mais precisamente 48 horas antes dos papéis começarem a ser negociados na bolsa de Hong Kong.

O especialista em mercado Devan Kaloo, chefe global de ações da Aberdeen Standard Investments, disse em entrevista à Reuters que acredita que o afastamento de Jack Ma do Ant Group, inclusive, pode ajudar tanto em reavaliar o valor de mercado da companhia e também na retomada do IPO.

Via: Reuters e Wall Street Journal.