Categoras: Vídeos

Voo histórico: Helicóptero Ingenuity finalmente decola em Marte

A Nasa conseguiu na manhã desta segunda-feira um feito histórico, voando a primeira aeronave a rotor na superfície de outro planeta e comprovando que esta modalidade de voo é possível em Marte.

O primeiro voo do Ingenuity teve duração de 40 segundos, com a aeronave subindo a uma altitude de 3 metros e pairando no ar por 30 segundos, antes de pousar. O feito foi documentado tanto por câmeras internas a bordo do helicóptero quando por câmeras do rover Perseverance, que observava o teste a partir de um local próximo batizado como Van Zyl Overlook.

A atmosfera de Marte tem apenas 1% da densidade da atmosfera terrestre. Por isso o Ingenuity tinha que ser muito leve, com um quilo e 800 gramas. A velocidade das hélices também foi calculada para as condições marcianas: elas giraram a 2.500 rotações por minuto, cinco vezes a velocidade dos rotores de um helicóptero na Terra.

O Ingenuity não tem instrumentos científicos a bordo, e nem metas de obtenção de informações científicas. Ele foi construído e enviado a Marte para provar o conceito de que é possível voar com esses dispositivos em outros planetas.

O voo também abriu as portas para um componente aéreo em missões futuras, com pequenas aeronaves sendo usadas por rovers ou astronautas para obter imagens aéreas de um terreno ou investigar locais de difícil acesso.

Nos próximos 30 dias marcianos, o Ingenuity deve fazer mais quatro voos de teste, cada um ligeiramente mais complexo que o anterior.

Nós vamos ficar de olho e mostrar tudo para vocês!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 19 de abril de 2021 22:03

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Eduardo Sorrentino