EnglishPortugueseSpanish

O regime home office oriundo da pandemia do coronavírus, sem dúvidas, intensificou a habilidade dos trabalhadores remotos de fazer diversas atividades ao mesmo tempo. Com a correria do dia a dia, há quem consiga ler a caixa de e-mails ao mesmo tempo em que assiste a um vídeo com as notícias da manhã e organiza as planilhas a serem entregues no dia. E com o Firefox as coisas tornam-se um pouco mais simples.

Isso porque o navegador do Mozilla possui um recurso chamado picture-in-picture, que transforma conteúdos do YouTube e Vimeo, por exemplo, em janelas flutuantes. Deste modo, é possível assistir a vídeos sem interromper a navegação em outras abas.

publicidade

Ou seja, um indivíduo pode assistir a um vídeo no Firefox enquanto transcreve todo o conteúdo e pesquisa os termos desconhecidos em outras abas por sites de busca.

O recurso picture-in-picture do Firefox está disponível tanto para computadores Windows quanto para Mac e a boa notícia é que a ativação em ambos os sistemas operacionais é a mesma. Se a ferramenta despertou o mínimo de curiosidade, acompanhe o passo a passo abaixo.

Leia mais:

Como habilitar o picture-in-picture no Firefox

Primeiramente, é preciso verificar se o recurso está habilitado em seu navegador. Para isso, clique no menu de três linhas do Firefox (localizado no canto superior direito da tela) e vá em “Opções”. Feito isso, desça a barra de rolagem até chegar na seção “Navegação” e verifique se a caixa “Ativar controles de vídeo picture-in-picture” está habilitada.

Habilitando o recurso no Firefox

Após isso, basta passar o mouse em cima do vídeo desejado (ele não pode estar em modo tela cheia) para localizar a opção “Assistir em Picture-in-Picture”. Clique sobre ele.

Dica: após ativar o recurso pela primeira vez, será exibido apenas o ícone da ferramenta nas próximas ativações.

Como ativar o recurso

Feito isso, o vídeo será exibido em uma janela flutuante, o que permitirá a navegação em outras abas do Firefox sem interromper a reprodução da mídia.

Picture-in-picture ativado no Firefox

Outra maneira de acessar o recurso no Firefox é por meio do menu de contexto. Para isso, clique com o botão direito sobre o vídeo na web e habilite a ferramenta.

Ativação alternativa

Vale lembrar que é possível abrir mais de uma aba de vídeo flutuante ao mesmo tempo. Basta repetir o mesmo processo em outras abas para deixar o navegador bem parecido com uma chamada no Zoom.

Recurso habilitado no Firefox

Caso queria desabilitar o recurso picture-in-picture no Firefox, repita o primeiro passo deste tutorial, mas, ao invés de habilitar a caixa “Ativar controles de vídeo picture-in-picture”, certifique-se de desmarcar a opção.