A Nasa anunciou na manhã desta quarta-feira que o lançamento da missão tripulada Crew-2, levando astronautas para a Estação Espacial Internacional foi adiado devido à previsão de “condições climáticas desfavoráveis” na trajetória de voo.

Originalmente programado para as 7h11 da manhã desta quinta-feira, o lançamento agora deve ocorrer às 6h49 da sexta-feira, no horário de Brasília. O evento será transmitido ao vivo no site da SpaceX e aqui no Olhar Digital e em nossas redes sociais, com comentário em português, a partir das 6 e meia da manhã.

Durante uma missão tripulada a Nasa precisa considerar não só as condições climáticas no local da decolagem, o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, como também ao longo de todo o caminho percorrido pelo foguete e zona de resgate, caso seja necessário abortar a missão e ejetar a cápsula com os astronautas. A previsão atual é de 93% de chance de condições climáticas favoráveis para o lançamento na sexta-feira.

O lançamento da Crew-2 já havia sido adiado uma vez. Ele originalmente estava previsto para 20 de abril, mas no início de março foi movido para o dia 22.

publicidade

A tripulação da missão é composta pelos astronautas norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur, o japonês Akihiko Hoshide e o francês Thomas Pesquet.

A Crew-2 será a primeira missão com um foguete reutilizado. O primeiro estágio do Falcon 9 será o mesmo da missão Crew-1, que decolou em novembro passado. A cápsula também será reutilizada: será a Endeavour, usada durante a histórica missão Demo-2 em maio passado, primeiro voo tripulado da SpaceX. Um oficial da Nasa disse recentemente que o lançador e a cápsula estão em “muito boas condições”.

Os astronautas a bordo da Crew-2 são membros da “Expedição 65” e devem ficar cerca de seis meses em órbita, realizando mais testes e estudos.

Então não se esqueça: temos um encontro marcado nessa sexta-feira, a partir das 6 e meia da manhã, no olhardigital.com.br!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!