Categoras: Vídeos

Poeira marciana: Helicóptero Ingenuity lançou uma nuvem de pó na decolagem em Marte

A Nasa divulgou novas imagens do primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte. Feitas pelo rover Perseverance usando o conjunto de câmeras Mastcam-Z , elas mostram nuvens de poeira causadas pelo movimento das hélices durante a decolagem e pouso.

Aqui na terra isso não teria muita importância, mas a Nasa vai usar essas imagens para compreender melhor os ventos e como a poeira viaja através da atmosfera do planeta.

O Ingenuity fez o primeiro voo nesta segunda-feira, um feito histórico que provou que é possível para uma aeronave a rotor voar em Marte. Isso abre as portas para o uso de drones em missões futuras, para reconhecimento de terreno ou exploração de locais inacessíveis.

A equipe do helicóptero tem mais duas semanas, para realizar até cinco voos de teste. Cada um vai ser mais complexo que o anterior, explorando os controles da aeronave e o sistema de navegação autônoma.

A expectativa é que no quinto voo, o Ingenuity seja capaz de subir a cinco metros de altura, escolher um local a 50 metros do ponto de partida, se deslocar até lá e pousar. A duração máxima de voo é de 90 segundos, limitada pelas baterias a bordo do helicóptero.

Mas por enquanto, a equipe da Nasa está focada em um objetivo mais próximo: a análise de todas as imagens e dados de telemetria recebidos para formular um plano para o segundo voo, que não deve acontecer antes desta quinta-feira.

A gente fica de olho, e claro… mostra tudo para vocês!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 21 de abril de 2021 21:43

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Eduardo Sorrentino