O Facebook está lançando nesta terça-feira (12) um sistema de pagamentos chamado Facebook Pay, que irá fornecer uma forma “conveniente, segura e consistente para enviar e receber pagamentos” no Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp.

A partir desta semana usuários nos EUA poderão usar o Facebook Pay para arrecadação de fundos (as populares vaquinhas), compras dentro de jogos, ingressos para eventos, pagamentos de pessoa para pessoa no Messenger e compras de páginas e empresas selecionadas no Facebook Marketplace. Segundo a empresa, “com o tempo, planejamos levar o Facebook Pay a mais pessoas e lugares, inclusive para uso no Instagram e WhatsApp.”

Os usuários poderão adicionar um método de pagamento e usar o Facebook Pay para fazer pagamentos e compras sem ter que redigitar informações de cobrança. O recurso pode ser configurado por app, ou ativado em todos os apps do Facebook de uma só vez. Ou seja, o usuário pode ativar o Facebook Pay apenas no Messenger e não no WhatsApp, se desejar.

O Facebook Pay suporta a maioria dos principais cartões de crédito e débito, bem como o PayPal. Os pagamentos são processados em parceria com empresas como PayPal, Stripe e outras ao redor do mundo. O Facebook Pay é construído sobre a infraestrutura financeira e as parcerias existentes e é separado da carteira Calibra, que funcionará na rede Libra.

publicidade

“Criamos o Facebook Pay para armazenar e criptografar com segurança os números de seu cartão e conta bancária, realizar monitoramento antifraude em nossos sistemas para detectar atividades não autorizadas e fornecer notificações para atividades da conta”, diz o Facebook.

“Você também pode adicionar um PIN ou usar a biometria do dispositivo, como reconhecimento de identificação por toque ou face, para uma camada extra de segurança ao enviar dinheiro ou efetuar um pagamento. O Facebook não recebe nem armazena informações biométricas do seu dispositivo”, afirma a empresa.

Fonte: Facebook