O WhatsApp está testando um novo sistema para envio de fotos, gifs e vídeos que se apagam automaticamente. Atualmente, é possível excluir qualquer mensagem enviada para o destinatário em até pouco mais de uma hora. No entanto, o recurso vai fazer isso sozinho, após um tempo predeterminado ou então após a mídia ser aberta apenas uma única vez.

Isso já está disponível no Telegram, que permite programar qualquer mensagem para autodestruição, e se assemelha ao que acontece nos Stories do Instagram e no saudoso Snapchat, que apagam a mídia postada após 24 horas. No próprio mensageiro do Facebook existe o Status, que exclui algo postado após um dia.

publicidade

Nova função

Lembrando que, diferente do Telegram, no WhatsApp as mensagens que se apagam automaticamente serão apenas fotos, gifs ou vídeos. Textos, até o momento, não há previsão de que vão ter sua forma de funcionamento modificada.

No entanto, segundo o WABetaInfo, que teve acesso a uma versão de desenvolvimento, existe uma forma que burlar esse sistema de fotos que se apagam fotos automaticamente no WhatsApp. Acontece que, ao contrário do que ocorre no Instagram, prints ainda podem registrar o conteúdo e nenhum aviso é enviado para o remetente.

Leia mais:

Claro, isso também não existia no Instagram e foi implementado depois. Pode ser que o mesmo ocorra com o WhatsApp. Mas não deixar de ser curioso o fato do recurso já usado em outras plataformas ainda não estar presente nos testes do WhatApp, pelo menos segundo o WABetainfo.

Até o momento, não há nenhuma previsão para quando a função de fotos que se apagam automaticamente vai chegar oficialmente ao WhatsApp e nem em sua versão beta. Apesar de parecer simples, mídias enviadas pelo mensageiro vão direto para a galera do smartphone, então o recurso de apagar após o envio depende de outras autorizações dentro do app.

Via WABetaInfo