EnglishPortugueseSpanish

ASKA: carro elétrico voador já está disponível para compra

Redação 22/04/2021 22h20

É oficial: há um carro elétrico voador no mercado, e já disponível em pré-venda. É o ASKA, desenvolvido pela startup israelense/americana NFT Inc.

O veículo dobrável pode decolar e pousar verticalmente, e faz parte do conceito chamado “fly and drive” – ou seja, pode ser utilizado tanto nos céus quanto em viagens nas ruas e estradas.

publicidade

O ASKA tem um sistema de seis rotores instalados em asas e braços retráteis. A cabine tem capacidade para quatro pessoas.

O destaque do carro voador é a forma de decolar, que pode ser feita tanto como um avião convencional em uma pista pequena, quanto em elevação vertical, como um helicóptero.

De acordo com a empresa, o ASKA é capaz de atingir velocidades de até 241 km/h no voo, com autonomia de 400 km. Na estrada, os motores elétricos instalados nas rodas permitem velocidade máxima de 110 km/h

É necessário ter licença de piloto para voar com o ASKA, mas a maior parte do trabalho no ar vai ser realizado por controles computadorizados semiautônomos.

E claro, o preço é alto: 789 mil dólares, ou mais de 4 milhões e 300 mil reais.

A produção final do carro está marcada para 2022, mas vai levar pelo menos mais 3 anos para fazer ajustes, licenciamentos e conseguir autorizações de voo.

Quem sabe até lá os interessados possam juntar economias para comprar um deles, não é?

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!