Após um lançamento bem-sucedido na manhã desta sexta-feira (23), a missão Crew-2 da Nasa e da SpaceX chegará à Estação Espacial Internacional (ISS) na manhã deste sábado, com quatro astronautas a bordo.

A cápsula Endeavour deve se atracar à estação às 6h10 (horário de Brasília), com abertura da escotilha programada para as 8h15. Ambos os momentos serão transmitidos ao vivo, em inglês, no site da SpaceX, e também com comentário em português aqui no Olhar Digital e em nossas redes sociais a partir das 5h50.

Leia mais:

O intervalo de tempo entre o acoplamento e a entrada dos astronautas na Estação Espacial é necessário para checagens de integridade da cápsula, além da equalização da pressão interna da Endeavour e da ISS. Após os astronautas entrarem na estação, haverá um “cerimônia de boas-vindas” programada para as 8h45.

publicidade

Com a chegada da Endeavour, a ISS terá temporariamente 11 tripulantes. Já estão a bordo Shannon Walker, Victor Glover, Michael Hopkins (todos os três da Nasa) e Soichi Noguchi (da agência espacial japonesa, Jaxa), que são a equipe da missão Crew-1. Ela se acoplou à estação em 17 de novembro de 2020.

Já Mark Vande Hei, Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov chegaram à ISS em 9 de abril como parte da Soyuz MS-18. Por sua vez, a tripulação da Endeavour é composta por Megan McArthur e Shane Kimbrough (Nasa), Thomas Pesquet (agência espacial europeia, ESA) e Akihiko Hoshide (Jaxa).

Os quatro astronautas da missão Crew-2 da Nasa/SpaceX
Os quatro astronautas da Crew-2. Da esquerda para a direita: Megan McArthur, Thomas Pesquet, Akihiko Hoshide e Shane Kimbrough

A tripulação da Crew-1 deve retornar à Terra em 28 de abril. Mas por quatro dias teremos uma cena inédita em órbita de nosso planeta: duas espaçonaves tripuladas norte-americanas acopladas à estação, além da cápsula Soyuz russa.

Os astronautas a bordo da Crew-2 e a tripulação da Soyuz MS-18 compõem a “Expedição 65”, a 65 tripulação a bordo da ISS, e ficarão cerca de seis meses em órbita. Durante este tempo testarão um dispositivo de ultrassom portátil e farão estudos relacionados à engenharia de tecidos e à saúde dos ossos, músculo cardíaco e fígado.