A Nasa e a SpaceX lançaram na manhã desta sexta-feira (23) a Crew-2, terceira missão espacial tripulada da empresa, levando quatro astronautas rumo à Estação Espacial Internacional.

A decolagem do foguete Falcon 9 B1061 levando a cápsula Endeavour ocorreu às 6h49 (horário de Brasília) a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Esta foi a primeira missão onde tanto o foguete quanto a cápsula foram reutilizados: o primeiro estágio do Falcon 9 é o mesmo da missão Crew-1, que decolou em novembro passado. Já a cápsula é a Endeavour, usada durante a histórica missão Demo-2 em maio passado, primeiro voo tripulado da SpaceX.

Nove minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete retornou à Terra e pousou a bordo da balsa robótica “Of Course I Still Love You”, na costa da Flórida. A chegada da cápsula à Estação Espacial Internacional está programada para as 6h10 da manhã deste sábado (24), horário de Brasília.

publicidade

Conheça a tripulação da Crew-2

A tripulação da missão é composta pelos astronautas norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur (da Nasa), o japonês Akihiko Hoshide (da agência espacial japonesa, Jaxa) e o francês Thomas Pesquet (da agência espacial europeia, ESA).

Os quatro astronautas da missão Crew-2 da Nasa/SpaceX
Os quatro astronautas da Crew-2. Da esquerda para a direita: Megam McArthur, Thomas Pesquet, Akihiko Hoshide e Shane Kimbrough

Todos têm experiência no espaço. Kimbrough, que será o comandante da missão, já passou 189 dias a bordo da ISS. McArthur passou 12 dias no espaço a bordo do ônibus espacial Atlantis, durante a última missão de reparos do telescópio espacial Hubble em 2009.

Hoshide voou no ônibus espacial Discovery em 2008 e ficou 124 dias a bordo da ISS em 2012. Por fim, Pesquet passou 196 dias no espaço durante 2016, período durante qual realizou duas caminhadas espaciais.

Os astronautas a bordo da Crew-2 servirão como membros da “Expedição 65” e ficarão cerca de seis meses em órbita. Durante este tempo testarão um dispositivo de ultrassom portátil e farão estudos relacionados à engenharia de tecidos e à saúde dos ossos, músculo cardíaco e fígado.