Muito mais do que armazenar imagens e ser um aplicativo de montagem de fotos, o Google Fotos permite recursos interessantes para os amantes de fotografias. Com ele, por exemplo, é possível fazer colagens de fotos ou mesmo criar GIFs a partir de fotografias tiradas em sequência.

É certo que os recursos são limitados e permitem poucas personalizações. Além disso, diversos outros aplicativos de terceiros melhores e mais completos podem ser baixados rapidamente pelo Google Play.

No entanto, uma das vantagens do Google Fotos é que o app já vem na configuração de fábrica de smartphones Android. Deste modo, não é necessário baixar aplicativos pesados — fator essencial para os usuários que vivem com a memória do dispositivo cheia — para realizar as tarefas.

Criar uma colagem ou GIF pelo Google Fotos, na verdade, são processos simples. Isso porque o próprio app armazena as imagens da câmera, bem como as fotos baixadas ou recebidas pelo WhatsApp. Caso queira experimentar os recursos disponíveis no app, confira os tutoriais abaixo.

publicidade

Como criar colagens pelo Google Fotos

As colagens incorporam diversas imagens em um só arquivo. Elas podem ser usadas para homenagear uma pessoa próxima, para parabenizar um parente ou mesmo para criar uma montagem de seu animal de estimação.

Para fazer o processo, abra o seu app Google Fotos, vá na seção “Biblioteca” e acesse “Gerenciamento”.

Página inicial do Google Fotos

Desça até encontrar a opção “Colagem”. Clique nela.

Acessando o recurso de colagem

Feito isso, será necessário escolher de duas a nove imagens para que o app crie a colagem. Selecione as fotos de sua biblioteca e clique em “Criar”, localizado no canto superior direito de sua tela.

Marcando as fotos desejadas

O Google Fotos automaticamente vai criar uma colagem das fotos selecionadas. Infelizmente, não é possível definir o enquadramento das imagens ou o espaçamento da borda. Contudo, na opção “Editar”, é possível ajustar o brilho da colagem, bem como mexer nas cores quentes e frias da montagem. O resultado, apesar de suas limitações, é satisfatório.

Colagem final produzida no Google Fotos

Leia mais:

Como criar um GIF pelo Google Fotos

O processo para criar um GIF no app é bem semelhante ao passo a passo anterior. No entanto, para melhores resultados, é preferível que o usuário tire fotos em sequência — de modo a proporcionar uma sensação de movimento das imagens.

Para fazer o processo, abra o Google Fotos, vá novamente na seção “Biblioteca” e acesse “Gerenciamento”.

Página inicial do Google Fotos

Desça até encontrar a opção “Animação”.

Acessando o recurso de animação

Agora, será necessário escolher as imagens para criar o GIF. Neste modo, o limite é um pouco maior (até 50 fotos). Selecione as imagens desejadas e clique em “Criar”.

Selecionando as fotos desejadas

Basta aguardar para que o app crie o seu GIF em questão de segundos.

GIF produzido pelo Google Fotos

Pronto! Agora é aperfeiçoar as técnicas de fotografia para fazer colagens e GIFs cada vez melhores no Google Fotos.

Fonte: Xataka Android