Google Fotos: saiba como criar colagens e GIFs pela ferramenta

Google Fotos aberto em smartphone

dennizn/Shutterstock

Muito mais do que armazenar imagens e preparar montagens nostálgicas de retratos antigos, o Google Fotos permite recursos interessantes para os amantes de fotografias. Com ele, por exemplo, é possível fazer colagens de fotos ou mesmo criar GIFs a partir de fotografias tiradas em sequência.

É certo que os recursos são limitados e permitem poucas personalizações. Além disso, diversos outros aplicativos de terceiros melhores e mais completos podem ser baixados rapidamente pelo Google Play.

No entanto, uma das vantagens do Google Fotos é que o app já vem na configuração de fábrica de smartphones Android. Deste modo, não é necessário baixar aplicativos pesados — fator essencial para os usuários que vivem com a memória do dispositivo cheia — para realizar as tarefas.

Criar uma colagem ou GIF pelo Google Fotos, na verdade, são processos simples. Isso porque o próprio app armazena as imagens da câmera, bem como as fotos baixadas ou recebidas pelo WhatsApp. Caso queira experimentar os recursos disponíveis no app, confira os tutoriais abaixo.

Como criar colagens pelo Google Fotos

As colagens incorporam diversas imagens em um só arquivo. Elas podem ser usadas para homenagear uma pessoa próxima, para parabenizar um parente ou mesmo para criar uma montagem de seu animal de estimação.

Para fazer o processo, abra o seu app Google Fotos, vá na seção “Biblioteca” e acesse “Gerenciamento”.

Desça até encontrar a opção “Colagem”. Clique nela.

Feito isso, será necessário escolher de duas a nove imagens para que o app crie a colagem. Selecione as fotos de sua biblioteca e clique em “Criar”, localizado no canto superior direito de sua tela.

O Google Fotos automaticamente vai criar uma colagem das fotos selecionadas. Infelizmente, não é possível definir o enquadramento das imagens ou o espaçamento da borda. Contudo, na opção “Editar”, é possível ajustar o brilho da colagem, bem como mexer nas cores quentes e frias da montagem. O resultado, apesar de suas limitações, é satisfatório.

Leia mais:

Como criar um GIF pelo Google Fotos

O processo para criar um GIF no app é bem semelhante ao passo a passo anterior. No entanto, para melhores resultados, é preferível que o usuário tire fotos em sequência — de modo a proporcionar uma sensação de movimento das imagens.

Para fazer o processo, abra o Google Fotos, vá novamente na seção “Biblioteca” e acesse “Gerenciamento”.

Desça até encontrar a opção “Animação”.

Agora, será necessário escolher as imagens para criar o GIF. Neste modo, o limite é um pouco maior (até 50 fotos). Selecione as imagens desejadas e clique em “Criar”.

Basta aguardar para que o app crie o seu GIF em questão de segundos.

Pronto! Agora é aperfeiçoar as técnicas de fotografia para fazer colagens e GIFs cada vez melhores no Google Fotos.

Fonte: Xataka Android