A atriz Melina Juergens, que dá vida à personagem Senua, do jogo ‘Hellblade 2’, compartilhou no YouTube uma publicação detalhando sua rotina de treinos para protagonizar o título de uma forma mais realista. O vídeo faz parte de uma série que a própria artista vem produzindo em seu canal próprio, intitulada “Diary of a Digital Hooman” (“Diário de uma Humana Digital”, com a grafia em inglês propositalmente escrita de forma errada).

Juergens fala sobre como o time do estúdio Ninja Theory gostaria que a personagem fosse retratada de forma ainda mais realista que o primeiro jogo: “O diretor, Tameem Antoniades, e eu discutimos sobre como eu deveria, talvez, aprender a fazer todas as minhas cenas de ação e também como lutar com uma espada. Ser uma guerreira propriamente dita”, conta a atriz.

Melina acabou tendo que fazer um curso em uma academia de combate perto de Londres, especializada em lutas com espadas, machados, escudos e outros equipamentos medievais. “Entramos em contato e eu me matriculei para um de seus cursos — e acabei ficando chocada”, lembra a artista.

Leia mais

Juergens, que é casada com o lutador brasileiro de MMA Ederson “Lion” Macedo, de Mogi das Cruzes (SP), também incorporou movimentos e golpes do esporte do marido em seu regime de treino, além de ter que fortalecer sua forma física para combater os efeitos da fibromialgia, uma doença crônica que amplifica a sensação de dores musculares e ósseas da qual ela sofre e que, infelizmente, ainda não tem cura.

publicidade

Vale lembrar que a ocupação de “atriz” veio a Juergens por acaso: ela é, originalmente, parte do time de edição de vídeo do estúdio Ninja Theory, e vinha apenas usando da atuação como “stand in”, ou seja, testando cenas e posições para que uma futura atriz que viveria Senua no primeiro jogo já tivesse as devidas marcações. Entretanto, o diretor Tameem Antoniades gostou tanto de seu trabalho que decidiu mantê-la no papel por todo o jogo.

O processo de criação parece ter sido amplamente expandido para o segundo título: em ‘Hellblade 2’, até mesmo os animadores digitais — ocupação esta que coloca você atrás de um computador — receberam treinamento de combate para que pudessem servir como elementos de exemplo no cenário, dando a Melina Juergens algo real para reagir em frente às câmeras.

A atriz Melina Juergens voltará a viver Senua em "Hellblade 2", e mostrou seu treino e exercícios para o jogo.

Na imagem: um pôster do primeiro título -- "Hellblade: Senua's Sacrifice" -- com a personagem titular segurando uma cabeça envolta em um saco enquanto veste roupas de guerreiros celtas e pintura facial azul
Em “Hellblade: Senua’s Sacrifice”, a personagem principal do jogo lida com diversos problemas psicológicos decorrentes da perda de seu amor. Imagem: Ninja Theory/Divulgação

‘Senua: Hellblade Sacrifice’, o primeiro jogo, foi um sucesso mundial por posicionar temas pouco discutidos dentro do ramo do entretenimento. A protagonista, ao longo de toda a narrativa, sofria claros efeitos de psicose frente a traumas infantis e a perda do amor de sua vida, a quem ela buscava reviver indo até Hellheim, o reino dos mortos na mitologia nórdica.

Desde o súbito sucesso, o jogo teve sua sequência anunciada em 2019, mas informações sobre a nova produção estão bem escassas. Vale lembrar, ainda, que a Microsoft comprou o estúdio Ninja Theory em junho de 2018, efetivamente assegurando que ‘Hellblade 2’ venha como uma exclusividade do Xbox Series X — mas o jogo ainda não tem previsão de lançamento.

Fonte: Diary of a Digital Hooman (YouTube)