A HP Inc. anunciou na quinta-feira (22) uma série de novas e ambiciosas metas de sustentabilidade para reduzir sua pegada ambiental no longo prazo, criando um portfólio de produtos e soluções mais sustentáveis para o mercado.

As ações visam o objetivo final de atingir zero líquido de emissões de gases poluentes em toda a cadeia de suprimentos da companhia até 2040. Para começar, a HP pretende atingir a neutralidade de carbono e lixo zero em suas operações até 2025, bem como reduzir as emissões de gases do efeito estufa de Escopos 1, 2 e 3 em 50% em termos absolutos no período de 2019 a 2030. 

Também até 2030, a empresa terá 75% do conteúdo (em peso) total de embalagens e produtos seja composto por materiais reciclados e renováveis e por produtos e peças reutilizados.

HP visa atingir a neutralidade de carbono e lixo zero em suas operações até 2025. Imagem: petrmalinak/Shutterstock

“Agora é um momento para movimentos ousados ​​e metas ambiciosas que protegerão nosso planeta e criarão fontes de inovação e crescimento em toda a economia global. Vamos acelerar nosso progresso e avançar a aspiração da HP de se tornar a empresa de tecnologia mais sustentável e justa do mundo”, declara Enrique Lores, presidente e CEO da HP Inc, em comunicado.

publicidade

A HP pretende ainda transformar seu negócio de impressão, substituindo o modelo transacional por um modelo de serviços, enquanto reduz a pegada de carbono da companhia e de seus produtos. Para acelerar a transição para uma cadeia de valor que tenha zero líquido de emissões, a HP compromete-se com a neutralidade de carbono de seus negócios estratégicos de suprimentos até 2030.

Proteção e restauração florestal

Além das metas de redução de sua pegada de carbono, a HP também está focada em soluções baseadas na natureza, com parceiros globais que incluem a World Wildlife Fund (WWF), a Arbor Day Foundation e por meio de sua própria iniciativa, a Sustainable Forests Collaborative.

Em 2020, a HP atingiu desmatamento zero em relação a 99% dos papéis da marca HP e das embalagens à base de papel de seus produtos, com o 1% restante avaliado para garantir que o uso de celulose reportado atenda à sua Política de Papel e Madeira Sustentável.

Leia mais!

Agora, expandindo para além do aprovisionamento da própria companhia e abranger o uso de outros papéis em produtos e serviços de impressão, a HP vai, até 2030, eliminar o desmatamento de todos os recursos de papel usado em produtos, serviços de impressão e embalagens HP, por meio do enquadramento florestal positivo da HP.

Ao criar o Forest Positive Framework11, em parceria com ONGs e organizações líderes, a companhia vai incluir o desenvolvimento de metas com base científica para florestas, colaborando com a indústria e inovando em tecnologias de impressão mais eficientes.

Por fim, para aumentar seu compromisso com a restauração e a proteção dos oceanos e florestas do planeta, a HP também anunciou uma série de atualizações em suas parcerias com ONGs.