O Ubuntu, uma das distribuições mais populares do mundo Linux, ganhou uma nova versão nesta sexta-feira (23): o Ubuntu 21.04 ‘Hirsute Hippo’. Vale ressaltar que esta não é uma compilação com suporte de longo prazo (long-term support ou LTS), portanto, o sistema só será atualizado pela Canonical por nove meses.

Caso prefira estabilidade em vez de novos recursos, o Ubuntu 20.04 ainda é uma boa opção. A versão LTS atual, que serve como “base” para o Linux Mint, receberá updates de segurança até abril de 2025.

Leia mais:

Kernel atualizado

Uma das novidades do Ubuntu 21.04 é a presença do kernel Linux 5.11. O componente central do sistema, que funciona como uma espécie de “ponte” entre os aplicativos e o hardware dos PCs, possui novos recursos nativos e oferece suporte para componentes mais recentes.

publicidade

A AMD, por exemplo, implementou melhorias para suas APUs (linha de processadores com placa gráfica integrada) no kernel do sistema do pinguim. O desempenho dos sistemas de arquivos BTRFS e NFS também foi aprimorado, e agora há suporte para o recurso de segurança Intel SGX, presente em alguns processadores da companhia.

Ubuntu 21.04 é lançado com kernel 5.11 e novo tema ‘Yaru’. Imagem: XDA/Reprodução

A nova versão do Ubuntu também chega com um tema atualizado, o ‘Yaru’, que muda alguns elementos da área de trabalho para um tema escuro. Infelizmente, o Ubuntu 21.04 ainda não vem com o ambiente GNOME 40, o mais recente, com melhorias e aplicativos atualizados.

O lançamento também marca a mudança para o compositor de janelas ‘Wayland’, que oferece mais desempenho e efeitos gráficos mais suaves.

Sabores do Ubuntu 21.04

Existem vários “sabores” do Ubuntu 21.04, que trocam o seu ambiente de desktop padrão e alguns aplicativos por outros alternativos. A maioria também já recebeu a atualização para a versão 21.04.

Área de trabalho do Kubuntu 21.04. Imagem: XDA/Reprodução

O Kubuntu 21.04, por exemplo, que usa o ambiente de área de trabalho KDE, foi atualizado para usar o KDE Plasma 5.21. Essa versão do Plasma inclui um novo iniciador de aplicativos, o tema ‘Breeze Twilight’ e um monitor de sistema aprimorado.

Há também o Ubuntu MATE 21.04, outra versão do Ubuntu baseado no ambiente MATE (continuação do GNOME 2.x), que também ganhou um novo tema de sistema. Os outros sabores que receberam atualizações incluem: Ubuntu Budgie, Ubuntu Studio e Xubuntu.

O Ubuntu 21.04 está disponível para download gratuito para PCs (x86 ou 64 bits). Também há imagens do sistema compatíveis com o Raspberry Pi.

Via: XDA