A Nasa e a SpaceX lançaram na manhã desta sexta-feira a Crew-2, terceira missão espacial tripulada da empresa, levando quatro astronautas rumo à Estação Espacial Internacional.

Mas os preparativos começam bem cedo! Quatro horas antes do lançamento, ainda madrugada na Flórida, os astronautas já aparecem com os macacões de voo, e a equipe faz todas as checagens.

publicidade

Agora já são 3 horas e 20 minutos para o lançamento, e os 4 tripulantes da Crew 2 dão os últimos passos em terra firme. Como sempre nas missões da SpaceX, eles embarcam nos carros elétricos da Tesla para ir até a plataforma onde fica o foguete. Já na plataforma, eles são autorizados a fazer uma ligação telefônica. Geralmente, os astronautas ligam para a familia…

Agora faltam duas horas e 50 minutos, e eles começam a se ajeitar na cápsula. A equipe ajusta os cintos de segurança… Os astronautas entram de dois a dois…

Já com os 4 tripulantes instalados, dá para ver que a cena não se parece em nada com o que a gente vê no cinema. Em vez de centenas de mostradores e botões, telas de computador são usadas para monitorar todos os sistemas da aeronave.

A equipe de apoio fecha a escotilha principal faltando 2 horas e 10 minutos para o lançamento. A partir daí, são feitas as checagens finais do lado de dentro e de fora…

A tensão aumenta: faltam pouco mais de 40 minutos, e a passarela que deu acesso à cápsula é afastada. Agora, o foguete está em posição final para a decolagem…

Finalmente, o comando da missão avisa: Tudo pronto para o lançamento:

A decolagem do foguete Falcon 9 levando a cápsula Endeavour ocorreu às 6 e 49, no horário de Brasília, a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Esta foi a primeira missão onde tanto o foguete quanto a cápsula foram reutilizados: o primeiro estágio do Falcon 9 é o mesmo da missão Crew-1, que decolou em novembro passado. Já a cápsula é a Endeavour, usada durante a histórica missão Demo-2 em maio passado, no primeiro voo tripulado da SpaceX.

A tripulação da missão é composta pelos astronautas norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur, o japonês Akihiko Hoshide e o francês Thomas Pesquet. Um detalhe interessante: Os 4 foram para o espaço já vacinados contra a Covid-19!

Nove minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete retornou à Terra e pousou a bordo da balsa robótica “Of Course I Still Love You”, na costa da Flórida. A chegada da cápsula à Estação Espacial Internacional está programada para as 6 e 10 da manhã deste sábado, horário de Brasília.

E mais uma vez, o olhar Digital vai mostrar tudo ao vivo e com comentários em português! A transmissão em conjunto com a Nasa vai estar em todas as nossas redes sociais a partir das 10 para as 6 da manhã do sábado.
E não é só isso! Às 8 e 25 da manhã, a gente vai estar ao vivo de novo para mostrar a entrada dos 4 astronautas na Estação espacial. Assista esses momentos históricos com a gente!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!