Que tal uma caixa de som que permite, além de ouvir, “enxergar” a música? Um modelo desenvolvido pelo artista Dakd Jung permite ao usuário visualizar o que está tocando graças ao ferrofluido, um líquido cheio de minúsculas partículas magnéticas.

A substância, uma bolha negra viscosa, reage a um dispositivo eletromagnético e “dança” em sincronia com o som emitido pelo aparelho.

publicidade

Vídeo mostra desenvolvimento do protótipo

Um vídeo mostra o processo de Jung para montar a caixa de som, que ainda é apenas um protótipo.

Primeiro, o artista trata o recipiente de vidro para que o ferrofluido não grude. Em seguida, lixa o revestimento impresso em 3D. Por fim, conecta o dispositivo eletromagnético.

O passo seguinte é conferir a “dança hipnótica” do ferrofluido enquanto a música é reproduzida.

publicidade

Leia também:

Nasa desenvolveu substância usada em caixa de som

O ferrofluido foi originalmente desenvolvido pela Nasa para mover combustível para motores de foguetes sem a ajuda da gravidade. Não funcionou para esse propósito, mas acabou tendo outros usos práticos.

publicidade

A substância pode ser usada para amortecedores de alto-falantes, como lubrificante em rolamentos de esferas ou como selante em discos rígidos. Algum dia, quem sabe, pode até ser usado na biomedicina.

O líquido já foi usado para visualizar música antes (confira no vídeo abaixo), mas tê-lo em um recipiente fechado é muito mais atraente. Além disso, é mais divertido ter uma lâmpada de lava respondendo às suas músicas do que um tanque de líquido resfriando ao lado do sistema de alto-falantes.

publicidade

Fonte: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!