Na noite desta segunda-feira você tem um bom motivo para olhar para o céu. É quando ocorre a primeira superlua de 2021. O fenômeno estará visível durante toda a noite, a partir do pôr do sol.  

O ideal é estar no ponto mais alto de sua cidade, ou em um local com uma visão livre do horizonte, já que o contraste com prédios, montanhas e árvores à frente faz a lua parecer maior do que de costume. Nada te impede de observar a superlua quando ela estiver alta no céu, mas o efeito será menos impressionante.

publicidade
Reprodução
Foto da superlua de abril de 2020 feita em Atenas, na Grécia

Infelizmente, apesar de ser chamada de “superlua rosa” (Super Pink Moon) nos EUA, ela não tem uma cor diferente. O nome vem de tribos indígenas que marcavam a passagem do tempo pelas luas cheias. Cada uma tinha um nome específico, e a de abril é “rosa” porque surge na mesma época que as flores róseas da Phlox Subulata, uma planta selvagem norte-americana.

Teremos mais superluas neste ano?

Segundo o astrólogo Richard Nolle, que cunhou o termo em 1979, uma “superlua” é qualquer lua cheia que ocorre enquanto a Lua está a 90% ou mais de sua maior aproximação da Terra, o chamado Perigeu. Isso faz com que ela pareça até 15% maior e 30% mais brilhante do que o de costume.

publicidade

O perigeu acontece regularmente a cada 28 dias. Entretanto, a ocorrência da Lua cheia no momento exato é mais rara. Em 2021 isso só acontecerá duas vezes, nesta segunda-feira (26) e em 26 de maio, quando a Lua estará ainda mais próxima de nós.

Phlox Subulata, planta cujas flores dão nome à superlua “rosa”. Imagem: Phillip Merritt, via Flickr (CC-BY-NC-SA 2.0)

Apps dão uma forcinha

Para saber o momento exato do pôr do sol em sua cidade, basta perguntar ao Google: “OK Google, quando o sol vai se pôr hoje?”. Já para saber para onde olhar, basta usar um app de bússola.

publicidade

Quem usa um iPhone não precisa de um app extra, basta usar o Bússola, que é parte do iOS. Para Android, uma boa opção é o Apenas uma bússola, da PixelProse SARL, que é bonito, simples, gratuito e, mais importante, sem anúncios.

Reprodução

Além da direção em que o celular está apontando, ele também indica o horário do nascer e do pôr do sol, sua altitude e até a intensidade do campo magnético próximo ao aparelho. Tudo isso em uma tela só. 

publicidade

Dicas para fotografar

Se você quiser registrar o fenômeno, veja este artigo com nossas dicas para fotografar a superlua. É tudo questão de usar um tripé e encontrar o momento certo.