Categoras: Pro

Via Varejo muda de nome e anuncia compra da fintech Celer

A Via Varejo anunciou nesta segunda-feira (26) duas novidades para a empresa. A primeira é o rebranding da marca, que passa a ser conhecida apenas pelo nome “Via”.

O redirecionamento vai ao encontro da estratégia de se tornar um player de mercado para além do varejo tradicional. Ou como eles mesmos delinearam no anúncio via LinkedIn: se tornar “a principal Via de compras e de vendas do país”.

O segundo anúncio, também em linha com esse posicionamento, é a compra da fintech Celer, que possui uma plataforma proprietária de soluções de pagamento e, hoje, trabalha com oferta de Bank-as-a Service (BaaS).

A Via Varejo também anunciou há alguns dias a mudança da marca Pontofrio, que passa a se chamar apenas Ponto :>. Crédito: Divulgação/Via

Como BaaS, a fintechs oferece serviços de pagamentos para comércios, como conta digital, além de outras soluções como emissão e processamento de cartões, gestão de cobrança e transferências – incluindo PIX.

Atualmente, a Celer conta com aproximadamente 200 fintechs integradas que oferecem aos seus clientes, além soluções próprias, soluções de adquirência e conta digital para mais de 24 mil estabelecimentos
comerciais cadastrados.

Com a aquisição, a Via espera integrar a operação da Celer, permitindo a ampliação do seu portfólio de serviços financeiros oferecidos a comerciantes do seu marketplace, incluindo: adquirência e gateway para vendas físicas e online, ampliação conta digital banQi completa e integrada ao PIX, plataforma de antecipação de recebíveis e também uma gestão da agenda financeira, disse a empresa em comunicado aos acionistas e ao mercado.

Veja também!

A compra foi efetuada por meio da sua controlada Lake Niassa, que adquiriu 100% das quotas de emissão da Celer. Os termos e valores da negociação não foram divulgados e o acordo ainda está sujeito à aprovação prévia do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Mudanças e mudanças

Fundada em 2010, a Via Varejo também é conhecida por administrar a fabricante de móveis Bartira, as marcas Casas Bahia e Pontofrio, bem como suas respectivas lojas virtuais, além do e-commerce Extra.com.br.

Há apenas três dias, a varejista também havia anunciado um redirecionamento para a marca Pontofrio, que segue essa mesma linha do grupo. A marca agora é conhecida apenas como “Ponto :>”.

Com a afirmação de ser “divertida, simples e digital”, a ideia da marca é seguir um arquétipo mais moderno e jovem – algo que ela já havia implementado em suas comunicações (como pode-se ver abaixo) e que foi oficializado com a chegada do rebranding.

Atualmente, o grupo Via conta com mais de mil lojas físicas e 26 centros de distribuição espalhados pelo Brasil, além de mais de 45 mil colaboradores.

No final do ano passado, a Via também anunciou a aquisição de 16,67% do Distrito, uma plataforma independente com foco em startups e que também possui um núcleo de pesquisa e análise de mercado com esse viés.

Vale lembrar que a Via também é responsável pela banQi, sua conta digital lançada em meados de 2019 em parceria com a fintech norte-americana Airfox, fundada pelo brasileiro Victor Santos e pela coreana Sara Choi – ambos ex-funcionários do Google.

Via: Via.

Esta post foi modificado pela última vez em 24 de maio de 2021 18:59

Compartilhar
Deixe seu comentário
Publicado por
Tissiane Vicentin