O anime ‘Yasuke’, em produção para a Netflix e baseado na história real do primeiro samurai negro, ganhou um novo trailer e três imagens de divulgação. Tudo cortesia da empresa de streaming, em parceria com o criador, produtor e diretor da série, LeSean Thomas.

Ambientada em uma versão fantasiosa do Japão Feudal (entre 1185 e 1603), ‘Yasuke’ conta a história do personagem titular, um homem de origem africana que vive no Japão, se vendo forçado a retomar o caminho da espada para proteger uma misteriosa garota de forças sobrenaturais.

Leia mais

Apesar do enredo pender para o lado dos “yōkai” (nome atribuído a entidades espirituais demoníacas no Japão) e apostar em elementos fantásticos, o enredo encontra uma base em fatos reais: Yasuke foi mesmo um samurai negro que viveu no Japão, chegando ao país em 1579, acompanhando o missionário jesuíta Alessandro Valignano. Posicionado dentro do período histórico chamado “Sengoku”, Yasuke acabou encontrando serviço sob a liderança de Oda Nobunaga, conhecido como o “Grande Unificador” do Japão, após o clã sob seu comando – o clã Oda – declarar guerra às outras famílias e unificar o país sob a sua liderança.

Eventualmente capturado em algum momento após a morte de Nobunaga, Yasuke, segundo alguns registros históricos não confirmados, foi “devolvido” aos cristãos, vivendo em uma capela localizada em Quioto.

publicidade

‘Yasuke’ é uma criação do produtor e diretor LeSean Thomas (que ainda assina ‘Cannon Busters’, também em exibição na Netflix) e traz LaKeith Stanfield (‘Straight Outta Compton’ e ‘Judas e o Messias Negro’) na voz do personagem principal. A narrativa conta que Yasuke era o maior “ronin” (nome atribuído aos samurais sem mestres/empregadores) que já existiu.

A produção do anime está sob responsabilidade do estúdio de animação MAPPA, o mesmo de ‘Attack On Titan: The Final Season’, além da trilha sonora assinada pelo produtor e vencedor do Grammy, Flying Lotus (aliás, ele também assina a produção executiva da série). O diretor Takeshi Koike também assina parte do design e apresentação estética da animação.

“Este projeto tem uma natureza muito fortuita, sobre como um afro-americano vai até o Japão para viver e trabalhar junto dos melhores do anime para criar uma produção sobre um africano que vai ao Japão para viver e trabalhar com a elite japonesa para se tornar um guerreiro”, disse LeSean Thomas, traçando um paralelo entre a sua história e a de Yasuke. “Parte de mim, lá no fundo, sente que eu era destinado a criar essa série de aventura junto do time talentoso do MAPPA, bem como Flying Lotus, LaKeith e o restante da equipe”.

‘Yasuke’ tem estreia marcada na Netflix em 28 de abril de 2021. A série terá seis episódios.

Fonte: Netflix.