A agência espacial chinesa anunciou que o rover que deve pousar em Marte em meados de maio vai ser chamado de Zhurong, um deus do fogo. O nome foi um dos 10 mais populares em uma votação realizada pela internet e é uma escolha apropriada, já que em chinês Marte é conhecido como Huoxing, literalmente “estrela de fogo”.

A campanha para batizar o rover começou em julho do ano passado. Mais de 1 milhão e 400 mil sugestões foram recebidas de 38 países e territórios.

publicidade

Zhurong é parte da missão Tianwen-1, que foi lançada em 23 de julho passado e chegou a Marte em 10 de fevereiro. Desde então, vem ajustando a órbita e fotografando o local de pouso de Zhurong, na “Planície Utopia”,. O local exato e data do pouso são mantidos em segredo.

Atualmente há dois rovers em operação na superfície de Marte, o Curiosity que pousou em 2012, e o Perseverance que chegou em 18 de fevereiro deste ano.

publicidade

Se a China conseguir pousar Zhurong em Marte, será o terceiro país a conseguir este feito. O primeiro foi a União Soviética em dezembro de 1971 com o Mars 3, que falhou menos de dois minutos após confirmar o pouso e não transmitiu imagens. O segundo foram os EUA com a Viking 1, em 20 de julho de 1976.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!