A pandemia do coronavírus redefiniu o consumo de diversos conteúdos, inclusive, os noticiosos ou de entretenimento. Como consequência disso, o Brasil observou um “boom” no consumo de podcasts: em 2020, o número de ouvintes saltou de 21 milhões para 28 milhões de brasileiros, segundo pesquisa da Kantar Ibope encomendada pela Globo. Naturalmente, serviços como Spotify, Apple Podcasts e Castbox, por exemplo, se beneficiaram disso.

E ao que parece, a Apple quer explorar este mercado. Não à toa, a empresa de Tim Cook trouxe diversos novos recursos para o Apple Podcasts com a atualização do iOS 14.5. As novidades incluem mudanças no design do app, possibilidade de os criadores oferecerem assinaturas para seus conteúdos premium, mais praticidade para baixar podcasts, entre outras.

Essas mudanças devem atrair cada vez mais adeptos e manter o aplicativo de podcasts da Apple na liderança do setor. Talvez seja uma ótima oportunidade para que novos criadores de conteúdo passem a hospedar seus materiais no Apple Podcasts, já que o processo pode ser feito sem grandes problemas.

Caso queira aprender como enviar conteúdos para o Apple Podcasts ou mesmo criar um programa “do zero” pelo app, basta seguir o passo a passo abaixo. Vale frisar que o tutorial é válido para criadores com materiais prontos e que apenas precisam de um novo “abrigo” para os conteúdos.

publicidade

Leia mais:

Como enviar um novo conteúdo por feed RSS

Antes de tudo, será necessário criar uma conta no serviço de podcasts da Apple. Para isso, acesse este link, insira seu ID Apple e demais dados, informe o tipo de conta (individual ou empresarial) e aceite os termos de serviço.

Caso tenha utilizado serviços de hospodagem de terceiros, como Anchor ou Buzzsprout, para alocação dos episódios, abra o aplicativo da Apple, clique no ícone de “+”, selecione “Novo programa” e escolha a opção “Adicionar um show existente (Feed RSS)”. Feito isso, digite a URL dele.

Página de informações do Apple Podcasts

Será preciso definir as opções de acesso ao conteúdo e preencher alguns dados. Em “Disponibilidade e Direitos”, é possível alterar a disponibilidade do programa, bem como definir o seu lançamento.

Clique em “Salvar” e envie o podcast para revisão na página “Mostrar Informações”. Ele será validado e enviado para a Apple.

Criar um programa no Apple Podcasts

Página inicial do Apple Podcasts

Abra o Apple Podcasts Connect, clique no ícone de “+” ao lado de Podcasts, escolha a opção “Novo Programa” e clique em “Adicionar um novo programa”. Será possível adicionar o nome do podcast e escolher as opções de acesso ao conteúdo.

Em “Adicionar”, o usuário poderá inserir detalhes do programa, como nome, descrição, categoria e outras informações. Defina as opções de programação em “Disponibilidade e Direitos” e clique em “Salvar” para enviar o programa para revisão.

O processo de revisão pode durar alguns dias. Quando for aprovado, será possível enviar novos episódios pelo feed RSS.

Fonte: MacMagazine