A Xiaomi pretende lançar novos recursos na atualização do software MIUI 12.5, entre eles um RAM virtual. A novidade foi observada por Kacper Skrzypek, polonês que se diz “tradutor não oficial de MIUI”, em um código. A interface é utilizada nos smartphones Mi, Redmi e POCO da marca.

Em sua conta no Twitter, Skrzypek afirmou que essa extensão da memória RAM chega em breve. “Ainda não foi implementado, então não sei ainda quanto espaço e quais dispositivos vão suportar. Provavelmente os novos”, destacou ele, que também testa aparelhos da Xiaomi.

publicidade

Leia mais:

Kacper Skrzypek, logo depois, conseguiu ativar um menu de extensão de memória em seu próprio telefone. “Não é oficialmente compatível com nenhum telefone Mi lançado por enquanto (requer dois componentes para funcionar). 1GB foi definido por mim para teste”, completou.

publicidade

Esse tipo de RAM virtual já é encontrada nos smartphones Vivo X60 e OnePlus 9 Pro. O recurso também é similar ao SWAP, que já existe no kernel da Linux, programa que controla o hardware do dispositivo. Ele usa o HD como parte da memória RAM do dispositivo. Mas, ele é mais lento do que uma memória RAM normal.

Essa lentidão acontece porque a memória RAM é de fato construída para ter acesso rápido e aleatório aos que é armazenado nos aparelhos. Tanto que RAM é a sigla para ‘random access memory’, inglês para ‘memória de acesso aleatório’. Por outro lado, os HDs são mais lentos, mas com um armazenamento massivo.

publicidade
O MIUI 12.5 chega aos celulares já neste segundo trimestre de 2021. Imagem: Shutterstock

Assim, a memória pega espaço interno, realizando uma partição. O recurso do RAM virtual é interessante para celulares básicos e intermediários. Ele pode ajudar, por exemplo, a executar mais aplicativos simultaneamente.

Normalmente, de acordo com o site My Smart Price, os usuários que têm entre 8GB e 12GB de RAM conseguem um adicional de até 3GB de RAM virtual, para quando o app demanda mais armazenamento do que o telefone oferece. Aparelhos com apenas 3GB ou 4GB de RAM podem suportar até 1GB de RAM virtual adicional.

publicidade

Via: My Smart Price