Cientistas da Academia Polonesa de Ciências encontraram em Tebas, no Egito, a primeira e única múmia grávida do mundo. De acordo com análises, a mulher foi embalsamada com 28 semanas de gravidez e tinha aproximadamente entre 20 e 30 anos.

A gestação foi descoberta após exames de tomografia computadorizada e raios-x, que mostraram os restos mortais do feto. Teste mais aprofundados revelaram ainda que o bebê morreu junto com a mãe.

Além disso, os pesquisadores observaram que o corpo embalsamado há 2.000 anos foi encontrado em túmulos reais, embrulhado com tecidos finos e junto com amuletos que representam os quatro filhos de Hórus, o que sugere que provavelmente ela era importante e fazia parte da elite do local.

A múmia lança uma luz sobre um aspecto não pesquisado dos antigos costumes funerários egípcios e interpretações da gravidez no contexto da antiga religião egípcia. E a descoberta irá ajudar inclusive em pesquisas sobre a saúde perinatal e a infância no antigo Egito.

publicidade

A primeira múmia grávida do mundo, que morreu durante o século 1 antes de Cristo, época em que Cleópatra era rainha, está atualmente em exposição no Museu Nacional de Varsóvia.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!