Vênus é o vizinho mais próximo da Terra. Estamos separados por 41 milhões de quilômetros, a menor distância entre dois planetas de todo o sistema solar. Mas ele ainda tem mistérios… Um deles foi solucionado: cientistas descobriram que um dia por lá dura 243,0226 dias terrestres.

O número foi encontrado por um time liderado por pesquisadores da universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, depois de 15 anos de estudos com um radar passando pela superfície do planeta.

publicidade

Mas a taxa de rotação de Vênus muda constantemente, fazendo com que as medidas sejam levemente alteradas. A equipe encontrou diferenças de pelo menos 20 minutos nas observações.

A culpa disso é a atmosfera pesada do planeta, 93 mais massiva que a terrestre, que se troca bastante com o solo rochoso, acelerando ou reduzindo a velocidade da rotação. Vale lembrar que isso acontece na Terra também, mas aqui só altera um milissegundo por dia.

publicidade

Já a inclinação de Vênus é de 2,6392 graus, contra 23 graus da Terra. O outro dado revelado pela pesquisa mostra que o núcleo do vizinho é bem parecido com o nosso, com 3,5 mil quilômetros de extensão. Por enquanto, porém, fica a dúvida se ele é líquido ou sólido.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!