Em 2019, o Facebook adicionou à plataforma a função “Memorial”, uma nova seção de tributos. O recurso serve para transformar o perfil de alguém que faleceu em uma espécie de arquivo, deixando-o como uma forma de homenagem àquela pessoa. Para usar a ferramenta não é necessário ter a senha do dono da conta, facilitando a comunicação com a rede social.

Para mudar a conta de um amigo ou parente para o modo memorial é preciso fazer a solicitação do “Memorial” através da aba de Central de Ajuda do próprio Facebook. Ao solicitar, é preciso ter o nome completo do falecido, a data de morte e documentação que comprove o óbito.

Após transformar o perfil de alguém em memorial, o texto “Em memória de” fica sobre o nome da pessoa. O login na conta não será mais possível, sendo, inclusive, uma forma de manter a conta segura, mas posts antigos continuarão visíveis permitindo que amigos e familiares compartilhem lembranças.

Além dessa, existe ainda outra maneira de gerenciar o Facebook de pessoas que já morreram com o Contato Herdeiro. Porém, para esse é necessário que em vida o dono do perfil tenha adicionado alguém de sua confiança como seu “Contato Herdeiro”, assim, em caso de morte, ela fica automaticamente responsável pelo gerenciamento do perfil.

publicidade

Para casos em que a pessoa não selecionou um contato para cuidar de sua conta após a morte, a solicitação do memorial pode ser uma opção.

Leia mais!

Como solicitar que uma conta do Facebook se torne um memorial?

1. Abra o app, clique nas três barrinhas no canto inferior direito, role a tela até a aba “Ajuda e Suporte” e clique em “Central de Ajuda”;

2. Busque no campo de pesquisa por “memorial”. Aparecerá várias opções de respostas relacionadas ao tema, encontre a alternativa sobre “Como informar ao Facebook sobre o falecimento…”, clique nela.

3. Aparecerá um texto sobre o que é uma conta em memorial e um link escrito “Entre em contato conosco” para fazer a solicitação. Clique nele.

4. Na página seguinte você deverá preencher o formulário com as informações necessárias – que já mencionamos lá em cima no texto. Ao finalizar, clique em “Enviar”.

Prontinho! Solicitação feita. Depois disso, basta aguardar a resposta da análise do Facebook.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!