Em 2019, o Facebook adicionou à plataforma a função “Memorial”, uma nova seção de tributos. O recurso serve para transformar o perfil de alguém que faleceu em uma espécie de arquivo, deixando-o como uma forma de homenagem àquela pessoa. Para usar a ferramenta não é necessário ter a senha do dono da conta, facilitando a comunicação com a rede social.

Para mudar a conta de um amigo ou parente para o modo memorial é preciso fazer a solicitação do “Memorial” através da aba de Central de Ajuda do próprio Facebook. Ao solicitar, é preciso ter o nome completo do falecido, a data de morte e documentação que comprove o óbito.

publicidade

Após transformar o perfil de alguém em memorial, o texto “Em memória de” fica sobre o nome da pessoa. O login na conta não será mais possível, sendo, inclusive, uma forma de manter a conta segura, mas posts antigos continuarão visíveis permitindo que amigos e familiares compartilhem lembranças.

Além dessa, existe ainda outra maneira de gerenciar o Facebook de pessoas que já morreram com o Contato Herdeiro. Porém, para esse é necessário que em vida o dono do perfil tenha adicionado alguém de sua confiança como seu “Contato Herdeiro”, assim, em caso de morte, ela fica automaticamente responsável pelo gerenciamento do perfil.

Para casos em que a pessoa não selecionou um contato para cuidar de sua conta após a morte, a solicitação do memorial pode ser uma opção.

Leia mais!

Como solicitar que uma conta do Facebook se torne um memorial?

1. Abra o app, clique nas três barrinhas no canto inferior direito, role a tela até a aba “Ajuda e Suporte” e clique em “Central de Ajuda”;

2. Busque no campo de pesquisa por “memorial”. Aparecerá várias opções de respostas relacionadas ao tema, encontre a alternativa sobre “Como informar ao Facebook sobre o falecimento…”, clique nela.

3. Aparecerá um texto sobre o que é uma conta em memorial e um link escrito “Entre em contato conosco” para fazer a solicitação. Clique nele.

4. Na página seguinte você deverá preencher o formulário com as informações necessárias – que já mencionamos lá em cima no texto. Ao finalizar, clique em “Enviar”.

Prontinho! Solicitação feita. Depois disso, basta aguardar a resposta da análise do Facebook.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!