Pela primeira vez em quase 15 anos, a Microsoft irá mudar a fonte padrão usada no pacote Office. A já tradicional Calibri, que virou a fonte padrão do Word (onde substituiu a Times New Roman) e do PowerPoint, Excel, Outlook e WordPad (substituindo a Arial) em 2007, será aposentada. E a sucessora será escolhida pelo público.

Em um artigo no blog da empresa, a equipe de design da Microsoft apresenta as características das cinco candidatas ao cargo: Tenorite, Bierstadt, Skeena, Seaford e Grandview.

publicidade

Criada por Erin McLaughlin e Wei Huang, a Tenorite é uma fonte sem serifas descrita como mais amigável. “Elementos como acentuação e pontuação grandes tornam a Tenorite mais confortável de ler em tamanhos pequenos na tela, e os caracteres largos e com contornos bem definidos criam uma sensação de mais abertura”, diz o texto.

A Bierstadt, de Steve Matteson, é uma fonte sem serifas “precisa e contemporânea”, inspirada pela tipografia suíça de meados do século XX. Segundo os designers, “é uma fonte versátil que expressa simplicidade e racionalidade de uma forma altamente legível”.

publicidade

A Skeena, de John Hudson e Paul Hanslow, é uma fonte sem serifas “humanista”, baseada na forma das fontes com serifa tradicionais. Seus traços são “modulados”, com contraste notável entre os mais grossos e os mais finos e um corte característico aplicado ao final de muitos deles.

Já a Seaford, de Tobias Frere-Jones, Nina Stössinger, e Fred Shallcrass, é uma fonte sem serifas que também é baseada no design das fontes com serifa tradicionais, evocando “familiaridade”. Suas formas orgânicas e assimétricas enfatizam a diferença entre as letras, tornando as palavras mais reconhecíveis.

publicidade

Leia mais:

Por fim, a Grandview, de Aaron Bell, é uma fonte sem serifas derivada da clássica sinalização de estradas e vias férreas alemãs, que foi criada para ser legível à distância e sob condições ruins de visibilidade.

publicidade

Todas as fontes já estão disponíveis nos apps do Microsoft 365, e a empresa está solicitando feedback dos usuários em sua conta no Twitter. A nova fonte padrão será anunciada em 2022, mas não se preocupe se sua favorita não for a escolhida: todas continuarão disponíveis.

Fonte: Microsoft