Dona das marcas Havaianas, Osklen e Dupé, a Alpargatas deu um passo importante para acelerar sua digitalização. Em comunicado ao mercado divulgado na última segunda-feira (3), a companhia anunciou o acordo feito para aquisição da empresa de software e sistemas de gestão Ioasys.

Segundo o documento, a compra de 100% do capital social da startup gira em torno de R$ 200 bilhões. O pagamento da transação será feito ao longo de cinco anos: parte dele em dinheiro e o restante em ações da Alpargatas.

“Essa aquisição representa mais um importante passo na transformação digital da Alpargatas, com foco na experiência do usuário”, disse o comunicado assinado por Julian Garrido, diretor de Administração e Finanças, Relações com Investidores e Estratégia da Alpargatas.

Aquisição também será importante para crescimento da Havaianas. Foto: Alpargatas/Divulgação

Especializada na criação de soluções digitais e desenvolvimento de aplicativos e componentes do universo digital, a Ioasys acumulou clientes como Banco Inter, Burguer King, Pfizer e Latam em seu portfólio. Atualmente, a startup conta com quase 200 funcionários, segundo a Money Times.

publicidade

Ainda de acordo com o comunicado, será criada “uma equipe dedicada a potencializar o crescimento da marca Havaianas nos pilares de expansão global, aceleração de vendas online e extensão do portfólio de produtos”.

Leia mais:

Balanço positivo

A aquisição reflete o bom momento vivido pela Alpargatas. Isso porque a companhia encerrou o primeiro trimestre de 2021 com lucro líquido de R$ 135 milhões — alta de 73,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. A receita líquida, por sua vez, cresceu 32,7%, alcançando a marca dos R$ 901,3 milhões.

“A marca Havaianas está mais forte do que nunca, inspirada pelas pessoas no Brasil e ao redor do mundo. A aceleração de crescimento e rentabilidade no 1º trimestre foi impulsionada pela performace da marca no país e nos mercados internacionais”, disse Beto Funari, CEO da Alpargatas.

Só as vendas digitais de Havaianas e Osklen representaram R$ 101 milhões no balanço da empresa. E os números já positivos podem ficar ainda melhores no futuro, já que a aquisição da Ioasys deverá potencializar ainda mais a marca de chinelos mais famosa do Brasil.