O Google Docs agora vai facilitar que usuários em um documento compartilhado saibam quem editou determinado trecho do arquivo. A plataforma descomplicou o trabalho colaborativo, ao permitir que documentos sejam usados por diversas pessoas, através da internet, e com salvamento automático, evitando diversas dores de cabeça com projetos perdidos.

Anteriormente, a plataforma só mostrava a outros membros quem estava modificando alguma parte do arquivo quando ambos acessavam o documento ao mesmo tempo. Agora, o Google adicionou ao Docs a opção ‘Mostrar Editores’. Esse espaço mostra informações adicionais do histórico em determinado trecho do texto.

Leia mais:

Captura de tela do Google Docs
A nova opção do menu mostra quem editou o trecho. Imagem: Google/Divulgação

Para acessar a opção basta selecionar o trecho desejado do arquivo e clicar com o botão direito do mouse. Depois, selecione ‘Mostrar Editores’ no menu que vai aparecer. Assim, uma lista de editores e as últimas mudanças feitas serão mostradas, junto ao dia e horário em que aconteceu. Também pode ver em forma de histórico.

publicidade

O Google destacou que a atualização de fato facilita acompanhar as edições dos colaboradores. “Dando uma visão maior de quem foram os editores recentes, quais mudanças foram feitas e quando”, diz a publicação sobre a novidade no blog da big tech. A plataforma ressaltou ainda que não há necessidade de controle do administrador na ferramenta.

A novidade foi lançada na segunda-feira (3), para usuários do Google Workspace Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus e Education Plus. Vale ressaltar que a opção não foi adicionada às versões Google Workspace Essentials, Business Starter, Enterprise Essentials, Education Fundamentals, Frontline e Nonprofits, além do G Suite Basic e Business.

Apesar de já ter sido lançada e começado a aparecer em algumas das versões disponíveis, nem todos vão poder usar a ferramenta nova do Docs agora. Ela será liberada gradualmente. A expectativa do Google é que todos os usuários estejam aptos a usar a opção em até 15 dias.

Via: Android Police / Google Blog