A Samsung está encerrando o suporte oficial ao Galaxy S8 e Galaxy S8+, seus carros-chefe do ano de 2017. Os aparelhos chegaram ao mercado rodando o Android 7 “Nougat” e em 2019 foram atualizados para o Android 9 “Pie”, mas ainda recebiam atualizações de segurança.

A decisão era esperada. Cerca de um ano atrás o Galaxy S8 saiu do cronograma de atualizações mensais e passou a receber updates trimestrais, sinal de que estava no “fim da vida”. Agora, foi removido completamente da lista de aparelhos que são atualizados.

publicidade

Apenas dois membros da família S8 continuarão a ser atualizados: o Galaxy S8 Active ainda está recebendo atualizações trimestrais, e o Galaxy S8 Lite está no cronograma de atualizações semestrais.

Quando lançado, o Galaxy S8 chamou a atenção por sua tela: ele foi um dos primeiros aparelhos no mercado com uma tela de proporção 18:9 (duas vezes mais larga do que alta), e sem bordas laterais. E as pequenas bordas acima e abaixo da tela já sinalizavam uma tendência rumo aos smartphones atuais, onde a tela ocupa toda a frente.

publicidade

O fim do suporte não impacta na funcionalidade do aparelho: os Galaxy S8 nas mãos dos usuários continuarão a funcionar normalmente, só não serão mais atualizados. Uma alternativa para os que tem um pouco mais de espírito aventureiro é usar uma versão não oficial do Android, como o Lineage OS.

Leia mais:

publicidade

Segurança a longo prazo

Em fevereiro deste ano a Samsung anunciou uma nova política de atualizações para seus smartphones lançados desde 2019. Agora, os aparelhos receberão atualizações de segurança, mensais ou trimestrais, por quatro anos após o lançamento.

Atualizações de segurança são cruciais para manter smartphones protegidos contra vulnerabilidades descobertas após seu lançamento, que podem ser exploradas por malfeitores em campanhas de espionagem ou para disseminação de malware.

publicidade

O Google lança pacotes mensais com atualizações de segurança do Android, mas são poucos os fabricantes que as distribuem regulamente aos consumidores, quando mais a longo prazo.

Vale lembrar que as atualizações de segurança são diferentes de atualizações de versão do sistema operacional (como um upgrade para o Android 10 ou 11). Um aparelho pode estar rodando o Android 9 e, ainda assim, ter todas as atualizações mais recentes para essa versão do sistema.